Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD): EXPECTATIVAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA LÍNGUA DE SINAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi criado com vistas à disponibilização de materiais didáticos. Dentro do escopo abrangido, figuram recursos pedagógicos para a Educação Infantil, os anos iniciais do Ensino Fundamental, os anos final do Ensino Fundamental, o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para além disso, os enfoques e as temáticas abordadas são diversas; consideram-se tanto as disciplinas tradicionais, quais sejam, matemática, geografia e afins, quanto obras literárias. Nesse âmbito, uma questão particularmente proeminente, no âmbito das políticas linguísticas, é a necessidade de disseminação sobre a Libras – Língua Brasileira de Sinais. Tal proposta diz respeito ao ensino para pessoas surdas e à conscientização sobre as especificidades da língua de sinais por parte de pessoas ouvintes. Decerto, o reconhecimento da Libras, mediante a lei correspondente (BRASIL, 2002) e o decreto (BRASIL, 2005), abriram portas à continuidade de ações situadas. Assim, esta pesquisa surge com a proposta de entender o estado atual das discussões sobre a implementação de materiais didáticos para/sobre surdos. Para tanto, realizou-se uma análise documental, com vistas a perceber quais publicações circulam por entre as escolas brasileiras, e fez-se um pequeno questionário destinado a professores dos ensinos fundamental e médio. Em relação à fundamentação teórica adotada, fez-se uso da linguística aplicada como área do conhecimento, no intento de agregar diferentes pontos de vista acerca da função social da linguagem. Ainda, utilizou-se como base os pressupostos dos Estudos Surdos e as teorizações do Círculo de Bakhtin. Os resultados encontrados apontam para a multiplicidade de temáticas a serem abordadas, e de uma vontade comum por parte dos professor de adquirirem material específico em torno da Libras e da cultura surda. Ademais, os docentes manifestaram interesse de formação continuada, para entenderem, efetivamente, possibilidades de correlacionar os livros almejados a questões sensíveis ao movimento surdo.

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