Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO O PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA E DESCOBERTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124813
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "EXPLORANDO O PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA E DESCOBERTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este relato descreve um projeto interdisciplinar realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, que teve como objetivo desenvolver habilidades leitora por meio de uma abordagem lúdica e criativa alinhada à competência 9 da BNCC, utilizando o clássico "Alice no País das Maravilhas" , de Lewis Carroll. Fundamentado em teóricos como Rubem Alves (2011) e Paulo Freire (1989) , que destacam o prazer e a criticidade na leitura, e Fazenda (2008) , que enfatiza a interdisciplinaridade, o projeto integra literatura, matemática, história, geografia e filosofia, promovendo reflexão e engajamento. As etapas do planejamento incluíram a seleção e apresentação do livro, com a contextualização do clássico literário; rodas de conversa e atividades dialógicas para discutir o enredo e valores da narrativa; leitura e releitura de trechos e expressões artísticas; e produção criativa dos alunos, como ilustrações e interpretações da história. Foram realizadas atividades interdisciplinares, como cálculos relacionados à publicação do livro (Matemática), debates sobre a época (História) e reflexões filosóficas sobre questões existenciais. Os resultados evidenciaram avanços na interpretação, criatividade e interesse pela leitura, além de um maior engajamento dos alunos. Este trabalho reafirma o papel transformador da literatura clássica, ampliando o vocabulário, a imaginação e a compreensão do mundo, além de formar indivíduos críticos e criativos. Incentivar a leitura desde cedo promove desenvolvimento intelectual e momentos de prazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID561_TB70_14102025110136.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Wellington"
    "autor_email" => "wellingtonguimaraesrodrigues@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124813
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 561
    "titulo" => "EXPLORANDO O PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA E DESCOBERTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este relato descreve um projeto interdisciplinar realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, que teve como objetivo desenvolver habilidades leitora por meio de uma abordagem lúdica e criativa alinhada à competência 9 da BNCC, utilizando o clássico "Alice no País das Maravilhas" , de Lewis Carroll. Fundamentado em teóricos como Rubem Alves (2011) e Paulo Freire (1989) , que destacam o prazer e a criticidade na leitura, e Fazenda (2008) , que enfatiza a interdisciplinaridade, o projeto integra literatura, matemática, história, geografia e filosofia, promovendo reflexão e engajamento. As etapas do planejamento incluíram a seleção e apresentação do livro, com a contextualização do clássico literário; rodas de conversa e atividades dialógicas para discutir o enredo e valores da narrativa; leitura e releitura de trechos e expressões artísticas; e produção criativa dos alunos, como ilustrações e interpretações da história. Foram realizadas atividades interdisciplinares, como cálculos relacionados à publicação do livro (Matemática), debates sobre a época (História) e reflexões filosóficas sobre questões existenciais. Os resultados evidenciaram avanços na interpretação, criatividade e interesse pela leitura, além de um maior engajamento dos alunos. Este trabalho reafirma o papel transformador da literatura clássica, ampliando o vocabulário, a imaginação e a compreensão do mundo, além de formar indivíduos críticos e criativos. Incentivar a leitura desde cedo promove desenvolvimento intelectual e momentos de prazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID561_TB70_14102025110136.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WELLINGTON RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "Wellington"
    "autor_email" => "wellingtonguimaraesrodrigues@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato descreve um projeto interdisciplinar realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, que teve como objetivo desenvolver habilidades leitora por meio de uma abordagem lúdica e criativa alinhada à competência 9 da BNCC, utilizando o clássico "Alice no País das Maravilhas" , de Lewis Carroll. Fundamentado em teóricos como Rubem Alves (2011) e Paulo Freire (1989) , que destacam o prazer e a criticidade na leitura, e Fazenda (2008) , que enfatiza a interdisciplinaridade, o projeto integra literatura, matemática, história, geografia e filosofia, promovendo reflexão e engajamento. As etapas do planejamento incluíram a seleção e apresentação do livro, com a contextualização do clássico literário; rodas de conversa e atividades dialógicas para discutir o enredo e valores da narrativa; leitura e releitura de trechos e expressões artísticas; e produção criativa dos alunos, como ilustrações e interpretações da história. Foram realizadas atividades interdisciplinares, como cálculos relacionados à publicação do livro (Matemática), debates sobre a época (História) e reflexões filosóficas sobre questões existenciais. Os resultados evidenciaram avanços na interpretação, criatividade e interesse pela leitura, além de um maior engajamento dos alunos. Este trabalho reafirma o papel transformador da literatura clássica, ampliando o vocabulário, a imaginação e a compreensão do mundo, além de formar indivíduos críticos e criativos. Incentivar a leitura desde cedo promove desenvolvimento intelectual e momentos de prazer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.