EXPLORANDO O PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA E DESCOBERTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124813 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "EXPLORANDO O PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA E DESCOBERTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato descreve um projeto interdisciplinar realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, que teve como objetivo desenvolver habilidades leitora por meio de uma abordagem lúdica e criativa alinhada à competência 9 da BNCC, utilizando o clássico "Alice no País das Maravilhas" , de Lewis Carroll. Fundamentado em teóricos como Rubem Alves (2011) e Paulo Freire (1989) , que destacam o prazer e a criticidade na leitura, e Fazenda (2008) , que enfatiza a interdisciplinaridade, o projeto integra literatura, matemática, história, geografia e filosofia, promovendo reflexão e engajamento. As etapas do planejamento incluíram a seleção e apresentação do livro, com a contextualização do clássico literário; rodas de conversa e atividades dialógicas para discutir o enredo e valores da narrativa; leitura e releitura de trechos e expressões artísticas; e produção criativa dos alunos, como ilustrações e interpretações da história. Foram realizadas atividades interdisciplinares, como cálculos relacionados à publicação do livro (Matemática), debates sobre a época (História) e reflexões filosóficas sobre questões existenciais. Os resultados evidenciaram avanços na interpretação, criatividade e interesse pela leitura, além de um maior engajamento dos alunos. Este trabalho reafirma o papel transformador da literatura clássica, ampliando o vocabulário, a imaginação e a compreensão do mundo, além de formar indivíduos críticos e criativos. Incentivar a leitura desde cedo promove desenvolvimento intelectual e momentos de prazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID561_TB70_14102025110136.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Wellington" "autor_email" => "wellingtonguimaraesrodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124813 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 70 "inscrito_id" => 561 "titulo" => "EXPLORANDO O PAÍS DAS MARAVILHAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA LEITURA E DESCOBERTA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato descreve um projeto interdisciplinar realizado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I, que teve como objetivo desenvolver habilidades leitora por meio de uma abordagem lúdica e criativa alinhada à competência 9 da BNCC, utilizando o clássico "Alice no País das Maravilhas" , de Lewis Carroll. Fundamentado em teóricos como Rubem Alves (2011) e Paulo Freire (1989) , que destacam o prazer e a criticidade na leitura, e Fazenda (2008) , que enfatiza a interdisciplinaridade, o projeto integra literatura, matemática, história, geografia e filosofia, promovendo reflexão e engajamento. As etapas do planejamento incluíram a seleção e apresentação do livro, com a contextualização do clássico literário; rodas de conversa e atividades dialógicas para discutir o enredo e valores da narrativa; leitura e releitura de trechos e expressões artísticas; e produção criativa dos alunos, como ilustrações e interpretações da história. Foram realizadas atividades interdisciplinares, como cálculos relacionados à publicação do livro (Matemática), debates sobre a época (História) e reflexões filosóficas sobre questões existenciais. Os resultados evidenciaram avanços na interpretação, criatividade e interesse pela leitura, além de um maior engajamento dos alunos. Este trabalho reafirma o papel transformador da literatura clássica, ampliando o vocabulário, a imaginação e a compreensão do mundo, além de formar indivíduos críticos e criativos. Incentivar a leitura desde cedo promove desenvolvimento intelectual e momentos de prazer." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID561_TB70_14102025110136.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Wellington" "autor_email" => "wellingtonguimaraesrodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }