VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROFISSIONAIS NO APOIO A DISCENTE COM TEA: ADAPTAÇÕES, PRÁTICAS DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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O objetivo foi adaptar as práticas pedagógicas para atender às necessidades do discente, utilizando materiais manipulativos, jogos interativos e atividades adaptadas, além de uma rotina estruturada que facilitasse sua adaptação ao ambiente escolar. As metodologias adotadas foram práticas adaptativas com base nos pensamentos teóricos de Mantoan (2002), Mazzotta (2005), Moura & Viana (2015) e Stainback & Stainback (1999) que envolveram ajustes nas atividades diárias, acompanhamento constante do comportamento do discente e participação ativa da família. Os resultados mostraram progressos graduais no discente, como o aumento da participação nas atividades, o desenvolvimento de habilidades verbais e o interesse crescente pela leitura e escrita. Embora o discente tenha apresentado dificuldades, como rotina, resistência à escrita e crises emocionais, houve evolução significativa na interação com os colegas e professores. 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