Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: POR QUE INTERNACIONALIZAR?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As instituições de ensino superior (IES), anteriormente vistas como autônomas e independentes, têm passado por um processo de modificações em função do contexto cada vez mais global. Tomando o conhecimento como base da economia mundial atual e tendo em vista que as universidades são, tradicionalmente, instituições responsáveis pela produção e disseminação do conhecimento, percebe-se a influência do processo de globalização nas universidades e a necessidade destas de responder, por meio do processo de internacionalização de suas atividades, aos estímulos provenientes do estreitamento de laços entre os países e às novas exigências que lhe são colocadas. Nesse contexto, o presente artigo trata da internacionalização do ensino superior, discutindo, a partir de uma revisão bibliográfica, a definição do termo internacionalização de IES e as principais razões desencadeadoras desse processo, baseando-se no trabalho de De Wit (2002) para apresentar essas razões, divididas em 4 categorias: (i) razões políticas; (ii) razões econômicas; (iii) razões socioculturais; e (iv) razões acadêmicas. Para este trabalho, a definição de internacionalização do ensino superior foi entendida, de forma ampla, como um processo no qual se integra uma dimensão internacional, intercultural ou global nos propósitos, funções e oferta de educação pós-secundária, com base, principalmente, no trabalho de Knight (2003), que considera a importância da análise da internacionalização nos níveis nacional, setorial e institucional. Constatou-se que a literatura sobre o tema indica que a internacionalização de IES tem passado por grandes mudanças face à maior interdependência dos países, influenciando e alterando, consequentemente, as razões desencadeadoras desse processo. Portanto, as razões da internacionalização de uma IES possuem implicações diversas e determinam o esforço despendido pela instituição no intuito de fomentar o seu processo de internacionalização, considerando aquilo que deseja disponibilizar para o mercado e para a sociedade, bem como para seus estudantes, professores, funcionários e parceiros.

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