Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES RACIAIS EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS SOBRE OS EFEITOS DO RACISMO NA VIDA ESTUDANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções de alunos do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Laranjal do Jari, Amapá, sobre o preconceito racial e suas consequências na vida estudantil. Parte-se do pressuposto de que os estudantes carregam para o ambiente escolar uma parcela significativa da realidade vivenciada em suas famílias e contextos sociais. Diante disso, torna-se relevante investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, suas experiências e a compreensão acerca da importância de estudar essa questão no ambiente escolar. Para fundamentar a pesquisa, foi adotado um referencial teórico abrangente, composto por autores como Moura (1994), Munanga (2006), Santos (2003), Fazzi (2006), Guimarães (1999), Gomes (1995), Sant’Ana (2008), Azevedo (1990), Nogueira (1985), Ferreira (2002), Rocha (2007), Cavalleiro (2001), Chauí (2000), Pinto e Fernandes (1965) e Vargas (2012). Este aporte teórico possibilitou uma análise aprofundada sobre o racismo e suas implicações nas relações sociais e educacionais. A metodologia utilizada foi qualitativa, integrando pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas realizadas via aplicativo WhatsApp com 20 alunos da turma estudada, sendo 10 meninas e 10 meninos, dos quais 8 se autodeclaram negros e 12 pardos. Essa abordagem buscou explorar tanto as vivências individuais quanto os aspectos coletivos das percepções sobre o preconceito racial no ambiente escolar. Os resultados destacam a relevância da disciplina de Sociologia no enfrentamento ao racismo, contribuindo para a desconstrução de preconceitos entre os alunos. A análise revelou como o ambiente escolar pode ser tanto um reflexo das tensões sociais presentes na comunidade quanto um espaço potencial de transformação e conscientização. Assim, a pesquisa reafirma a necessidade de incorporar discussões sobre racismo e equidade racial no currículo escolar, visando à promoção de uma educação que valorize a diversidade e combata as desigualdades.

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