Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124840
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 4079
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO"
    "resumo" => "A educação financeira na escola não consiste apenas em aprender a economizar dinheiro, mas em desenvolver nos estudantes habilidades essenciais para o gerenciamento financeiro que impactam as decisões econômicas futuras. Diante disso, esse estudo tem o objetivo de apontar como o desenvolvimento de uma atividade referente ao planejamento financeiro pode contribuir com o processo de inserção da educação financeira nas aulas de matemática e promover a adequação de conhecimentos que possam ser aplicados na prática. Essa investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa tendo como foco apresentar os resultados e discussões de atividade aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental sobre educação financeira, com ênfase, no desenvolvimento de um planejamento financeiro. Os resultados demonstram que os estudantes não tinham familiaridade com alguns conceitos básicos relacionados a educação financeira como orçamento, investimento, impostos, seguros. Após a análise das respostas concluiu-se, que a atividade desenvolvida contribuiu de forma significativa para as discussões sobre a importância do planejamento das finanças para uma vida financeira equilibrada e saudável, bem como para o uso dos conhecimentos matemáticos na dia a dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4079_TB151_29102025162310.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE"
    "autor_email" => "abetegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124840
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 4079
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO"
    "resumo" => "A educação financeira na escola não consiste apenas em aprender a economizar dinheiro, mas em desenvolver nos estudantes habilidades essenciais para o gerenciamento financeiro que impactam as decisões econômicas futuras. Diante disso, esse estudo tem o objetivo de apontar como o desenvolvimento de uma atividade referente ao planejamento financeiro pode contribuir com o processo de inserção da educação financeira nas aulas de matemática e promover a adequação de conhecimentos que possam ser aplicados na prática. Essa investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa tendo como foco apresentar os resultados e discussões de atividade aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental sobre educação financeira, com ênfase, no desenvolvimento de um planejamento financeiro. Os resultados demonstram que os estudantes não tinham familiaridade com alguns conceitos básicos relacionados a educação financeira como orçamento, investimento, impostos, seguros. Após a análise das respostas concluiu-se, que a atividade desenvolvida contribuiu de forma significativa para as discussões sobre a importância do planejamento das finanças para uma vida financeira equilibrada e saudável, bem como para o uso dos conhecimentos matemáticos na dia a dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4079_TB151_29102025162310.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE"
    "autor_email" => "abetegomes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação financeira na escola não consiste apenas em aprender a economizar dinheiro, mas em desenvolver nos estudantes habilidades essenciais para o gerenciamento financeiro que impactam as decisões econômicas futuras. Diante disso, esse estudo tem o objetivo de apontar como o desenvolvimento de uma atividade referente ao planejamento financeiro pode contribuir com o processo de inserção da educação financeira nas aulas de matemática e promover a adequação de conhecimentos que possam ser aplicados na prática. Essa investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa tendo como foco apresentar os resultados e discussões de atividade aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental sobre educação financeira, com ênfase, no desenvolvimento de um planejamento financeiro. Os resultados demonstram que os estudantes não tinham familiaridade com alguns conceitos básicos relacionados a educação financeira como orçamento, investimento, impostos, seguros. Após a análise das respostas concluiu-se, que a atividade desenvolvida contribuiu de forma significativa para as discussões sobre a importância do planejamento das finanças para uma vida financeira equilibrada e saudável, bem como para o uso dos conhecimentos matemáticos na dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.