Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES, DISCURSOS, DIÁLOGOS E CONTROVÉRSIAS SOBRE A DISCIPLINA FÍSICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste estudo repercutimos perspectivas de graduandos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sobre a disciplina Física no curso de Licenciatura em Matemática. O objetivo é identificar reflexões, discursos, diálogos e controvérsias sobre baixo rendimento, retenção, pendências, atrasos e abandonos na trajetória desses cursistas em face dos componentes Física I, II e III. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo participante, cujo corpus de análise se constituiu de um fichamento, seguido de revisão da literatura; entrevistas guiadas por roteiro semiestruturado; roda de conversa, com discussões e reflexões gravadas; e anotações em diários de bordo, os quais geraram dados que foram tratados na técnica de Analise de Conteúdo (AC). Com isso, verificamos experiências de ensino de Física com baixa aprendizagem desde a EB e que repercutem na graduação, graças às práticas docentes e educativas que, muitas vezes, insistem em substituir a linguagem física pela linguagem matemática, dissociando-a da teoria, da prática, dos experimentos e dos fenômenos físicos do cotidiano, refletindo em estudantes expressamente desinteressados em compreender a Física.

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