AÇÕES AFIRMATIVAS EM CURSOS DE ALTA CONCORRÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124848 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 4133 "titulo" => "AÇÕES AFIRMATIVAS EM CURSOS DE ALTA CONCORRÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A Rede Federal de Educação Profissional é extensa e tem particularidades em suas múltiplas esferas e tipos de cursos, além de diferenças regionais. Muitas dessas variações refletem as demandas sociais por tipos específicos de cursos e, sobretudo, pela necessidade de um ensino médio de qualidade. A alta demanda por ensino médio de qualidade gera, em muitos casos, uma disputa por vagas, ocupadas por setores sociais com maiores recursos econômicos e culturais. É esse o contexto no qual está inserido o presente estudo, pois o Colégio Técnico Industrial (CTISM), unidade vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem uma alta concorrência por vagas nos cursos técnicos Integrados. Para contornar essa situação, políticas públicas de ações afirmativas são implementadas, promovendo a inclusão de estudantes de baixa renda e com menor capital escolar. Nesse cenário alunos de estratos sociais muito diferenciados compartilham experiências comuns de escolarização. A partir desse contexto, o objetivo deste artigo é analisar as trajetórias de estudantes de diferentes estratos sociais no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, considerando a influência das políticas de ações afirmativas. O método utilizado inclui entrevistas em profundidade e análise de dados socioeconômicos, com base na sociologia disposicional. Os resultados permitiram identificar, mesmo em famílias com condições socioeconômicas semelhantes, diferenças de perfis e destacar as desigualdades enfrentadas por estudantes pretos, pardos e indígenas. Conclui-se que as políticas inclusivas promovem maior diversidade no acesso à educação profissional, embora ainda existam desafios para superar as desigualdades estruturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4133_TB174_20102025121903.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEJANDRO LEZCANO SCHWARZKOPF" "autor_nome_curto" => "ALEJANDRO" "autor_email" => "alejandro@politecnico.ufsm.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124848 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 4133 "titulo" => "AÇÕES AFIRMATIVAS EM CURSOS DE ALTA CONCORRÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "A Rede Federal de Educação Profissional é extensa e tem particularidades em suas múltiplas esferas e tipos de cursos, além de diferenças regionais. Muitas dessas variações refletem as demandas sociais por tipos específicos de cursos e, sobretudo, pela necessidade de um ensino médio de qualidade. A alta demanda por ensino médio de qualidade gera, em muitos casos, uma disputa por vagas, ocupadas por setores sociais com maiores recursos econômicos e culturais. É esse o contexto no qual está inserido o presente estudo, pois o Colégio Técnico Industrial (CTISM), unidade vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem uma alta concorrência por vagas nos cursos técnicos Integrados. Para contornar essa situação, políticas públicas de ações afirmativas são implementadas, promovendo a inclusão de estudantes de baixa renda e com menor capital escolar. Nesse cenário alunos de estratos sociais muito diferenciados compartilham experiências comuns de escolarização. A partir desse contexto, o objetivo deste artigo é analisar as trajetórias de estudantes de diferentes estratos sociais no Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, considerando a influência das políticas de ações afirmativas. O método utilizado inclui entrevistas em profundidade e análise de dados socioeconômicos, com base na sociologia disposicional. Os resultados permitiram identificar, mesmo em famílias com condições socioeconômicas semelhantes, diferenças de perfis e destacar as desigualdades enfrentadas por estudantes pretos, pardos e indígenas. Conclui-se que as políticas inclusivas promovem maior diversidade no acesso à educação profissional, embora ainda existam desafios para superar as desigualdades estruturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4133_TB174_20102025121903.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEJANDRO LEZCANO SCHWARZKOPF" "autor_nome_curto" => "ALEJANDRO" "autor_email" => "alejandro@politecnico.ufsm.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }