GEOPIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 3265 "titulo" => "GEOPIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo Ministério da Educação, tem como objetivo fortalecer a Educação Básica no Brasil, ao mesmo tempo em que contribui para a formação inicial de professores. No curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, campus Natal-Central, o programa oferece aos bolsistas oportunidades de vivenciar experiências pedagógicas que enriquecem sua formação acadêmica e profissional como futuros professores de Geografia. Entre as atividades desenvolvidas na escola-campo, destacam-se a produção de materiais pedagógicos, como mapas, jogos didáticos de Geografia, listas de exercícios e produção de slides; a organização de planejamentos pedagógicos; além de gincanas do conhecimento e oficinas baseadas em filmes. Essas atividades têm como objetivo centralizar o estudante da escola pública no processo de aprendizagem, tornando-o protagonista de sua formação. Os bolsistas contam com a orientação de um professor supervisor, também formado em Geografia, que os acompanha por meio de reuniões semanais. Essas vivências são fundamentais para o planejamento e execução das atividades propostas pelo programa, além de promoverem trocas de experiências acadêmicas e profissionais. Essa dinâmica colaborativa fortalece tanto os bolsistas quanto os supervisores, consolidando o PIBID como uma ferramenta de transformação social. O presente estudo tem como objetivo discutir de que forma o PIBID, subprojeto de Geografia (GEOPIBID), contribui para a formação acadêmica e profissional do futuro professor de Geografia. A pesquisa baseia-se em uma metodologia que combina revisão bibliográfica e pesquisa de campo, conferindo solidez e credibilidade às discussões. Os resultados apontam que o GEOPIBID desempenha um papel essencial na formação de futuros professores, proporcionando o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, criatividade e empatia, além de habilidades profissionais diversificadas. O programa revela-se, assim, um elemento indispensável na construção de práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3265_TB205_14102025120211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON RICARDO BALBINO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.ricardo.balbino@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124860 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 3265 "titulo" => "GEOPIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo Ministério da Educação, tem como objetivo fortalecer a Educação Básica no Brasil, ao mesmo tempo em que contribui para a formação inicial de professores. No curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, campus Natal-Central, o programa oferece aos bolsistas oportunidades de vivenciar experiências pedagógicas que enriquecem sua formação acadêmica e profissional como futuros professores de Geografia. Entre as atividades desenvolvidas na escola-campo, destacam-se a produção de materiais pedagógicos, como mapas, jogos didáticos de Geografia, listas de exercícios e produção de slides; a organização de planejamentos pedagógicos; além de gincanas do conhecimento e oficinas baseadas em filmes. Essas atividades têm como objetivo centralizar o estudante da escola pública no processo de aprendizagem, tornando-o protagonista de sua formação. Os bolsistas contam com a orientação de um professor supervisor, também formado em Geografia, que os acompanha por meio de reuniões semanais. Essas vivências são fundamentais para o planejamento e execução das atividades propostas pelo programa, além de promoverem trocas de experiências acadêmicas e profissionais. Essa dinâmica colaborativa fortalece tanto os bolsistas quanto os supervisores, consolidando o PIBID como uma ferramenta de transformação social. O presente estudo tem como objetivo discutir de que forma o PIBID, subprojeto de Geografia (GEOPIBID), contribui para a formação acadêmica e profissional do futuro professor de Geografia. A pesquisa baseia-se em uma metodologia que combina revisão bibliográfica e pesquisa de campo, conferindo solidez e credibilidade às discussões. Os resultados apontam que o GEOPIBID desempenha um papel essencial na formação de futuros professores, proporcionando o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, criatividade e empatia, além de habilidades profissionais diversificadas. O programa revela-se, assim, um elemento indispensável na construção de práticas pedagógicas inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3265_TB205_14102025120211.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON RICARDO BALBINO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.ricardo.balbino@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }