Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOPIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PROFISSIONAL NO ENSINO PÚBLICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), criado pelo Ministério da Educação, tem como objetivo fortalecer a Educação Básica no Brasil, ao mesmo tempo em que contribui para a formação inicial de professores. No curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, campus Natal-Central, o programa oferece aos bolsistas oportunidades de vivenciar experiências pedagógicas que enriquecem sua formação acadêmica e profissional como futuros professores de Geografia. Entre as atividades desenvolvidas na escola-campo, destacam-se a produção de materiais pedagógicos, como mapas, jogos didáticos de Geografia, listas de exercícios e produção de slides; a organização de planejamentos pedagógicos; além de gincanas do conhecimento e oficinas baseadas em filmes. Essas atividades têm como objetivo centralizar o estudante da escola pública no processo de aprendizagem, tornando-o protagonista de sua formação. Os bolsistas contam com a orientação de um professor supervisor, também formado em Geografia, que os acompanha por meio de reuniões semanais. Essas vivências são fundamentais para o planejamento e execução das atividades propostas pelo programa, além de promoverem trocas de experiências acadêmicas e profissionais. Essa dinâmica colaborativa fortalece tanto os bolsistas quanto os supervisores, consolidando o PIBID como uma ferramenta de transformação social. O presente estudo tem como objetivo discutir de que forma o PIBID, subprojeto de Geografia (GEOPIBID), contribui para a formação acadêmica e profissional do futuro professor de Geografia. A pesquisa baseia-se em uma metodologia que combina revisão bibliográfica e pesquisa de campo, conferindo solidez e credibilidade às discussões. Os resultados apontam que o GEOPIBID desempenha um papel essencial na formação de futuros professores, proporcionando o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico, criatividade e empatia, além de habilidades profissionais diversificadas. O programa revela-se, assim, um elemento indispensável na construção de práticas pedagógicas inovadoras.

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