DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES NA ADOÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO NA CIDADE DE UNIÃO, PIAUÍ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 4652 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES NA ADOÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO NA CIDADE DE UNIÃO, PIAUÍ" "resumo" => "O presente estudo aborda a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Médio, investigando as dificuldades enfrentadas pelos professores na incorporação dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas. O estudo adota uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, com levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário online. As TDICs possuem grande potencial para enriquecer o ensino, tornando-o mais dinâmico e interativo. No entanto, diversos desafios limitam sua adoção, como a falta de infraestrutura adequada, dificuldades no acesso a equipamentos e a necessidade de capacitação contínua dos professores. A pesquisa foi realizada com 20 docentes do Ensino Médio na cidade de União, Piauí, analisando suas percepções sobre barreiras e estratégias para a implementação eficaz das tecnologias. Os resultados indicam que a ausência de suporte técnico e pedagógico também dificulta o uso das TDICs em sala de aula. Além disso, observa-se que muitos professores ainda enfrentam resistência à adoção dessas ferramentas devido à insegurança no manuseio ou à sobrecarga de trabalho. A discussão enfatiza a necessidade de políticas educacionais que incentivem a formação docente e a ampliação do acesso a recursos tecnológicos. Conclui-se que investimentos em capacitação e infraestrutura são essenciais para uma integração efetiva das TDICs, promovendo um ensino mais alinhado às demandas do mundo digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4652_TB208_17102025192116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS ABREU SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "matheusabreu603@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124862 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 4652 "titulo" => "DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES NA ADOÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO NA CIDADE DE UNIÃO, PIAUÍ" "resumo" => "O presente estudo aborda a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino Médio, investigando as dificuldades enfrentadas pelos professores na incorporação dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas. O estudo adota uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos, com levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário online. As TDICs possuem grande potencial para enriquecer o ensino, tornando-o mais dinâmico e interativo. No entanto, diversos desafios limitam sua adoção, como a falta de infraestrutura adequada, dificuldades no acesso a equipamentos e a necessidade de capacitação contínua dos professores. A pesquisa foi realizada com 20 docentes do Ensino Médio na cidade de União, Piauí, analisando suas percepções sobre barreiras e estratégias para a implementação eficaz das tecnologias. Os resultados indicam que a ausência de suporte técnico e pedagógico também dificulta o uso das TDICs em sala de aula. Além disso, observa-se que muitos professores ainda enfrentam resistência à adoção dessas ferramentas devido à insegurança no manuseio ou à sobrecarga de trabalho. A discussão enfatiza a necessidade de políticas educacionais que incentivem a formação docente e a ampliação do acesso a recursos tecnológicos. Conclui-se que investimentos em capacitação e infraestrutura são essenciais para uma integração efetiva das TDICs, promovendo um ensino mais alinhado às demandas do mundo digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4652_TB208_17102025192116.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS ABREU SANTOS" "autor_nome_curto" => "MATEUS" "autor_email" => "matheusabreu603@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }