Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOGOS NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Entende-se que uma aprendizagem significativa parte do princípio da relevância do conteúdo para o aluno. Porém é necessário que se entenda que uma prática pedagógica que não motiva o estudante interfere na sua aprendizagem. Na sala de aula o componente curricular de matemática é um dos que os estudantes menos gostam. A BNCC ressalta que a matemática precisa ser trabalhada por meio da resolução de problemas, e os mesmos podem ser apresentados por meio de jogos, levando os alunos a desenvolver a habilidade de pensar em diversas possibilidades para resolver uma determinada situação. O jogo traz a possibilidade não só do entretenimento e socialização, mas pode ser utilizado como finalidade ao desenvolvimento de habilidades e conceitos tornando um facilitador no processo de ensino e aprendizagem. A aplicação de jogos na educação matemática melhora a experiência dos alunos e pode levar a um desempenho acadêmico mais sólido. Este estudo aborda um relato de experiência a partir da prática com jogos lúdicos no ensino da matemática com alunos do 4º ano do ensino fundamental, como uma estratégia de motivação no processo de aprendizagem. A pesquisa referenciou e afirmou a relevância dos jogos pedagógicos como um facilitador e potencializador na aprendizagem dos estudantes corroborando com o que foi verificado durante o estudo. Os resultados também mostraram que mesmo os alunos menos participativos durante as aulas, no momento da aplicação dos jogos como estratégia acabavam tendo uma participação mais efetiva. Embora algumas dificuldades encontradas no processo de estudos com a aplicação dos jogos nas aulas tenham cido observadas, as possibilidades no desenvolvimento da motivação e aprendizagem dos alunos foram mais presentes. Logo, este trabalho de forma discursiva pretendeu contribuir com a prática docente e um entendimento maior das possibilidades dos jogos como uma ferramenta estratégica para o ensino da matemática.

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