RELATO DE EXPERIÊNCIA: A TERTÚLIA FILOSÓFICA E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124874 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 689 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A TERTÚLIA FILOSÓFICA E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação da Tertúlia literária filosófica como metodologia ativa no ensino de filosofia para alunos do 2º ano do Ensino Médio. A prática, inspirada nos princípios freirianos de educação dialógica e nas metodologias ativas, teve como objetivo desenvolver habilidades como argumentação, reflexão crítica e interpretação de metáforas literárias, utilizando a obra Aventuras de Alice no País das Maravilhas como ponto de partida para discussões coletivas, onde método adotado foi qualitativo e descritivo, fundamentado no relato de experiência, com coleta de dados por meio de observação participante e questionários reflexivos. As sessões envolveram leitura individual seguida de explanação, além de debates em grupo que fomentaram a troca de ideias e valorizaram o protagonismo estudantil e as análises revelaram que a Tertúlia promoveu discussões significativas, ampliando a compreensão dos alunos sobre o conteúdo literário e conectando-o à sua realidade cotidiana. No entanto, também foram observados desafios, como desinteresse em algumas turmas, conversas paralelas e dificuldades motivadas por fatores externos, como o período final do ano letivo e reformas na escola. Apesar desses obstáculos, a experiência demonstrou que a Tertúlia pode ser uma metodologia eficaz para o ensino de filosofia, desde que adaptada às condições específicas de cada contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID689_TB233_14102025102542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CESAR AUGUSTO SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CESAR A S SOUSA" "autor_email" => "casscesar1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124874 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 689 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A TERTÚLIA FILOSÓFICA E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a aplicação da Tertúlia literária filosófica como metodologia ativa no ensino de filosofia para alunos do 2º ano do Ensino Médio. A prática, inspirada nos princípios freirianos de educação dialógica e nas metodologias ativas, teve como objetivo desenvolver habilidades como argumentação, reflexão crítica e interpretação de metáforas literárias, utilizando a obra Aventuras de Alice no País das Maravilhas como ponto de partida para discussões coletivas, onde método adotado foi qualitativo e descritivo, fundamentado no relato de experiência, com coleta de dados por meio de observação participante e questionários reflexivos. As sessões envolveram leitura individual seguida de explanação, além de debates em grupo que fomentaram a troca de ideias e valorizaram o protagonismo estudantil e as análises revelaram que a Tertúlia promoveu discussões significativas, ampliando a compreensão dos alunos sobre o conteúdo literário e conectando-o à sua realidade cotidiana. No entanto, também foram observados desafios, como desinteresse em algumas turmas, conversas paralelas e dificuldades motivadas por fatores externos, como o período final do ano letivo e reformas na escola. Apesar desses obstáculos, a experiência demonstrou que a Tertúlia pode ser uma metodologia eficaz para o ensino de filosofia, desde que adaptada às condições específicas de cada contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID689_TB233_14102025102542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CESAR AUGUSTO SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CESAR A S SOUSA" "autor_email" => "casscesar1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }