A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124887 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS" "resumo" => "A Educação Especial no Brasil reflete as contradições estruturais da sociedade capitalista, na qual a exclusão educacional é resultado da desigualdade material e da precarização das condições de ensino. Para enfrentar esse cenário, torna-se fundamental uma abordagem pedagógica que não apenas compreenda a realidade, mas atue sobre ela de maneira crítica e transformadora. Nesse contexto, este estudo preliminar analisa as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para a Educação Especial, destacando seu enraizamento na tradição marxista e gramsciana, sua defesa dos interesses da classe trabalhadora e seu compromisso com a luta de classes como condição para a emancipação humana. A pesquisa, de caráter qualitativo e baseada em revisão bibliográfica, fundamenta-se em autores como Saviani (2013, 2018), Vigotski (1991, 2021), Silva (2024) e Hudson (2019). A PHC, ao partir dos princípios do materialismo histórico-dialético, compreende a educação não como uma ferramenta neutra, mas como um campo de disputa ideológica. No contexto da Educação Especial, a PHC opera por meio de cinco momentos metodológicos que possibilitam a superação das desigualdades educacionais: (1) A prática social como ponto de partida evidencia a realidade concreta dos estudantes com deficiência, inseridos em uma sociedade que os marginaliza; (2) a problematização permite identificar criticamente as barreiras estruturais que dificultam a inclusão; (3) a instrumentalização assegura o acesso aos conhecimentos científicos e culturais como meio de superação das limitações impostas pelo modelo excludente; (4) a catarse representa a transformação qualitativa do pensamento, conduzindo à consciência crítica; e (5) a prática social como ponto de chegada reafirma a educação como instrumento de emancipação e luta contra a hegemonia burguesa. Os resultados indicam que a PHC, ao integrar teoria e prática, rompe com abordagens assistencialistas e individualizantes da Educação Especial, reafirmando que a inclusão só pode ser efetiva quando vinculada à luta coletiva pela superação das desigualdades estruturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3111_TB257_17102025074952.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRE" "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124887 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 257 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS" "resumo" => "A Educação Especial no Brasil reflete as contradições estruturais da sociedade capitalista, na qual a exclusão educacional é resultado da desigualdade material e da precarização das condições de ensino. Para enfrentar esse cenário, torna-se fundamental uma abordagem pedagógica que não apenas compreenda a realidade, mas atue sobre ela de maneira crítica e transformadora. Nesse contexto, este estudo preliminar analisa as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para a Educação Especial, destacando seu enraizamento na tradição marxista e gramsciana, sua defesa dos interesses da classe trabalhadora e seu compromisso com a luta de classes como condição para a emancipação humana. A pesquisa, de caráter qualitativo e baseada em revisão bibliográfica, fundamenta-se em autores como Saviani (2013, 2018), Vigotski (1991, 2021), Silva (2024) e Hudson (2019). A PHC, ao partir dos princípios do materialismo histórico-dialético, compreende a educação não como uma ferramenta neutra, mas como um campo de disputa ideológica. No contexto da Educação Especial, a PHC opera por meio de cinco momentos metodológicos que possibilitam a superação das desigualdades educacionais: (1) A prática social como ponto de partida evidencia a realidade concreta dos estudantes com deficiência, inseridos em uma sociedade que os marginaliza; (2) a problematização permite identificar criticamente as barreiras estruturais que dificultam a inclusão; (3) a instrumentalização assegura o acesso aos conhecimentos científicos e culturais como meio de superação das limitações impostas pelo modelo excludente; (4) a catarse representa a transformação qualitativa do pensamento, conduzindo à consciência crítica; e (5) a prática social como ponto de chegada reafirma a educação como instrumento de emancipação e luta contra a hegemonia burguesa. Os resultados indicam que a PHC, ao integrar teoria e prática, rompe com abordagens assistencialistas e individualizantes da Educação Especial, reafirmando que a inclusão só pode ser efetiva quando vinculada à luta coletiva pela superação das desigualdades estruturais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3111_TB257_17102025074952.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRE HENRIQUE BOAZEJEWSKI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRE" "autor_email" => "boazejewskia@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }