ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124889 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 5018 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Esse projeto tem como principal objetivo apresentar o conceito de alfabetização e letramento no processo de ensino aprendizagem como elemento contribuintes para o desenvolvimento da leitura e escrita da criança. O estudo será desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, baseada na visão de autores que discutem essa temática com propriedade:Soares (2000;2003;2017), Freire (1996;1981;1987), Ferreiro (1996;2001;2008), Teberosky (1989;2006), Moran (2000) e outros que serão necessários no decorrer da pesquisa, apresentando uma abordagem bibliográfica sobre a alfabetização e letramento como ações distintas e inseparáveis. E, ainda, destaca a ação docente, seus objetivos e seus procedimentos didáticos na prática pedagógica. Um dos eixos norteadores da ação educativa e sem dúvida o alfabetizar letrando. Por meio do método da pesquisa bibliográfica, como problema da pesquisa elencamos: Quais fatores favorecem ou prejudicam o processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental? procuraremos evidenciar como hipótese: que o letramento sempre será o fator determinante de uma boa alfabetização e que para a efetivação deste processo é preciso garantir condições, que assegurem aos alunos o direito de se inserir no espaço da escrita, contribuindo para a aprendizagem dos mesmos durante o ciclo de alfabetização, dando a oportunidade de ser alfabetizado e letrado. Como resultados parciais, pois o projeto ainda esta em andamento destacamos que letramento é um processo que envolve a leitura e a escrita como instrumentos que estimulam a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas como construção social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5018_TB262_29102025085939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE VASCONCELOS LEAL COSTA" "autor_nome_curto" => "MILENE" "autor_email" => "milenelealuepa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124889 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 5018 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "Esse projeto tem como principal objetivo apresentar o conceito de alfabetização e letramento no processo de ensino aprendizagem como elemento contribuintes para o desenvolvimento da leitura e escrita da criança. O estudo será desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, baseada na visão de autores que discutem essa temática com propriedade:Soares (2000;2003;2017), Freire (1996;1981;1987), Ferreiro (1996;2001;2008), Teberosky (1989;2006), Moran (2000) e outros que serão necessários no decorrer da pesquisa, apresentando uma abordagem bibliográfica sobre a alfabetização e letramento como ações distintas e inseparáveis. E, ainda, destaca a ação docente, seus objetivos e seus procedimentos didáticos na prática pedagógica. Um dos eixos norteadores da ação educativa e sem dúvida o alfabetizar letrando. Por meio do método da pesquisa bibliográfica, como problema da pesquisa elencamos: Quais fatores favorecem ou prejudicam o processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental? procuraremos evidenciar como hipótese: que o letramento sempre será o fator determinante de uma boa alfabetização e que para a efetivação deste processo é preciso garantir condições, que assegurem aos alunos o direito de se inserir no espaço da escrita, contribuindo para a aprendizagem dos mesmos durante o ciclo de alfabetização, dando a oportunidade de ser alfabetizado e letrado. Como resultados parciais, pois o projeto ainda esta em andamento destacamos que letramento é um processo que envolve a leitura e a escrita como instrumentos que estimulam a criança a utilizar seus conhecimentos de maneira contextualizada às práticas como construção social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5018_TB262_29102025085939.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENE VASCONCELOS LEAL COSTA" "autor_nome_curto" => "MILENE" "autor_email" => "milenelealuepa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }