OS IMPACTOS DO METAVERSO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124892 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 3252 "titulo" => "OS IMPACTOS DO METAVERSO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O trabalho dialoga sobre o impacto do metaverso e da inteligência artificial na educação, explorando potencialidades como ambientes imersivos e personalização do ensino. Destaca desafios éticos, estruturais e de inclusão digital, enfatizando a necessidade de regulamentações, capacitação docente e políticas públicas. O objetivo é de ampliar o entendimento sobre a revolução tecnológica dentro do universo educacional. Neste contexto, apresenta-se a questão central da discussão: quais os impactos do Metaverso e inteligência artificial na educação? E como questão norteadora, refletir se o processo integração tecnológica na sala de aula é significativo para impactar o resultado final no processo de formação educacional do aluno. No terreno da fundamentação teoria da pesquisa, e dialogando com diversos autores observa-se que somente a tecnologia não é capaz de resolver os desafios da educação, é preciso seguir de estratégias pedagógicas inovadoras e contextualizadas para se obter resultados eficientes (Moran, 2020).No que tange aos procedimentos metodológicos deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, estes procedimentos metodológicos estão ancorados no materialismo histórico-dialético, no limiar da formação para o trabalho e para vida. Pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2007), preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Em termos de resultados, na relação objetivo, objeto e o problema, o trabalho traz questões relevantes, e síntese, como a utilização das tecnologias podem produzir um impacto positivo na educação do País. Assim, pode-se afirmar de forma preliminar que o Metaverso e a Inteligência Artificial (IA) possuem grande potencial de transformação na educação, entretanto seu processo de implementação precisa ter um planejamento cuidadoso, investimentos em infraestrutura tecnológica e um olhar atento para os desafios éticos e pedagógicos em um mundo em constante transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3252_TB267_14102025101038.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAY FRAN MEDEIROS PIRES" "autor_nome_curto" => "RAY FRAN PIRES" "autor_email" => "rayfranpires@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124892 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 3252 "titulo" => "OS IMPACTOS DO METAVERSO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O trabalho dialoga sobre o impacto do metaverso e da inteligência artificial na educação, explorando potencialidades como ambientes imersivos e personalização do ensino. Destaca desafios éticos, estruturais e de inclusão digital, enfatizando a necessidade de regulamentações, capacitação docente e políticas públicas. O objetivo é de ampliar o entendimento sobre a revolução tecnológica dentro do universo educacional. Neste contexto, apresenta-se a questão central da discussão: quais os impactos do Metaverso e inteligência artificial na educação? E como questão norteadora, refletir se o processo integração tecnológica na sala de aula é significativo para impactar o resultado final no processo de formação educacional do aluno. No terreno da fundamentação teoria da pesquisa, e dialogando com diversos autores observa-se que somente a tecnologia não é capaz de resolver os desafios da educação, é preciso seguir de estratégias pedagógicas inovadoras e contextualizadas para se obter resultados eficientes (Moran, 2020).No que tange aos procedimentos metodológicos deste trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, estes procedimentos metodológicos estão ancorados no materialismo histórico-dialético, no limiar da formação para o trabalho e para vida. Pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2007), preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Em termos de resultados, na relação objetivo, objeto e o problema, o trabalho traz questões relevantes, e síntese, como a utilização das tecnologias podem produzir um impacto positivo na educação do País. Assim, pode-se afirmar de forma preliminar que o Metaverso e a Inteligência Artificial (IA) possuem grande potencial de transformação na educação, entretanto seu processo de implementação precisa ter um planejamento cuidadoso, investimentos em infraestrutura tecnológica e um olhar atento para os desafios éticos e pedagógicos em um mundo em constante transformação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3252_TB267_14102025101038.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAY FRAN MEDEIROS PIRES" "autor_nome_curto" => "RAY FRAN PIRES" "autor_email" => "rayfranpires@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }