O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NO BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 3376 "titulo" => "O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NO BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "RESUMO Este trabalho é uma análise de pesquisa de Mestrado sobre os livros didáticos de Ciências no uso dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos das séries iniciais, principalmente do bloco de alfabetização. O objetivo é analisar os conhecimentos que os gêneros textuais promovem no ensino de Ciências para que seja mais significativo e envolvente. Dessa forma, torna-se necessário compreendê-los, pois são explorados nas primeiras etapas da escolarização, influenciando a forma como os alunos aprendem conteúdos científicos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Para isso foi realizado um levantamento de dados com livros didáticos de Ciências do bloco de alfabetização do 1º ao 3º anos iniciais. Os livros analisados foram utilizados durante o ano de 2024, da Coleção Buriti. As estruturas de gêneros textuais contidas nas obras geraram informações que foram analisadas conforme a metodologia de análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os livros didáticos de Ciências do 1º ao 3º ano, são bem organizados conforme a BNCC, com textos expositivos em diversos temas atuais e ilustrações em que o estudante tem familiaridade com seu cotidiano. Diante disso, verificou-se que os livros didáticos de Ciências propõem gêneros textuais literários e informais que não só fornecem informações, mas promovem uma aprendizagem mais significativa e envolvente e ajudam na produção e interpretação de textos de forma mais criativa e eficaz, assim como desafiam os estudantes a organizar suas ideias, identificar causas e consequências. Além disso, fomenta a argumentação e a reflexão crítica, contribuindo na formação do estudante como um leitor crítico e competente, capaz de interpretar e aplicar conceitos científicos criando uma experiência de aprendizado mais rica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3376_TB271_17102025162043.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSÉ LEÃO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSÉ LEÃO" "autor_email" => "jesseleao2017kk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124893 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 271 "inscrito_id" => 3376 "titulo" => "O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS NO BLOCO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "RESUMO Este trabalho é uma análise de pesquisa de Mestrado sobre os livros didáticos de Ciências no uso dos gêneros textuais no processo de ensino e aprendizagem dos alunos das séries iniciais, principalmente do bloco de alfabetização. O objetivo é analisar os conhecimentos que os gêneros textuais promovem no ensino de Ciências para que seja mais significativo e envolvente. Dessa forma, torna-se necessário compreendê-los, pois são explorados nas primeiras etapas da escolarização, influenciando a forma como os alunos aprendem conteúdos científicos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa do tipo exploratória. Para isso foi realizado um levantamento de dados com livros didáticos de Ciências do bloco de alfabetização do 1º ao 3º anos iniciais. Os livros analisados foram utilizados durante o ano de 2024, da Coleção Buriti. As estruturas de gêneros textuais contidas nas obras geraram informações que foram analisadas conforme a metodologia de análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os livros didáticos de Ciências do 1º ao 3º ano, são bem organizados conforme a BNCC, com textos expositivos em diversos temas atuais e ilustrações em que o estudante tem familiaridade com seu cotidiano. Diante disso, verificou-se que os livros didáticos de Ciências propõem gêneros textuais literários e informais que não só fornecem informações, mas promovem uma aprendizagem mais significativa e envolvente e ajudam na produção e interpretação de textos de forma mais criativa e eficaz, assim como desafiam os estudantes a organizar suas ideias, identificar causas e consequências. Além disso, fomenta a argumentação e a reflexão crítica, contribuindo na formação do estudante como um leitor crítico e competente, capaz de interpretar e aplicar conceitos científicos criando uma experiência de aprendizado mais rica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3376_TB271_17102025162043.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSÉ LEÃO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JESSÉ LEÃO" "autor_email" => "jesseleao2017kk@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO (UNICID)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }