Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERNAMBUCO: O EMPODERAMENTO ESTUDANTIL NAS ESCOLAS EM ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo pretende explanar um tema recente e inovador, vem descrever sobre Pernambuco: O empoderamento estudantil nas escolas em ensino médio, a temática justifica-se ao vislumbrar os avanços na política educacional do Estado de Pernambuco, o acompanhamento do programa nas Escolas de Referência em Ensino Médio, os protagonistas agentes de mediações no ensino aprendizagem com seus pares, trabalhando a mudança. O protagonismo Juvenil um dos programas das escolas integrais, situa os estudantes em busca de novos desafios, definir ou redefinir metas que querem para sua vida, através do seu projeto de vida, ser protagonista da sua vida da sua história, ajudando seus pares e despertando o olhar para a trabalhabilidade ou o empreendedorismo. A metodologia evidencia uma pesquisa bibliográfica, se respaldando no teórico Edgar Morin e alguns autores como: Antonio Nòvoa, Antonio Gomes da Costa entre outros, o arcabouço teórico, foram pesquisados artigos científicos, no scholar, scielo, livros, dissertações e revistas cientificas para embasar a pesquisa; com uma abordagem qualitativa as impressões são descritas de forma empírica e subjetiva. Estruturado em dois capítulos, o primeiro: Pernambuco e o crescimento das escolas de referências em ensino Médio; decorre sobre o crescimento das escolas integrais em Pernambuco, um recorte entre 2018 e 2025. O segundo capítulo: A filosofia do Integral e o Protagonismo Juvenil. Descreve a filosofia do programa das escolas integrais de Pernambuco e o programa de protagonismo juvenil. Conclui-se que diante de avanços e retrocessos, as políticas educacionais buscam um caminho para a equidade e a inclusão; o programa de Educação Integral através de uma pedagogia de projetos e o protagonismo; busca uma transformação no ensino aprendizagem e com isto uma maior qualidade na educação.

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