Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NEURODIVERSIDADE SOBRE TDAH, TEA E TOD: COMO APLICAR A RTI EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEURODIVERGENTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Percebe-se um acréscimo nas reivindicações relacionadas às dificuldades escolares, as quais necessitam serem avaliadas e investigadas. Esta pesquisa tem como objetivo geral discutir a Neurodiversidade sobre TDAH, TEA e TOD e como aplicar a RTI em crianças e adolescentes neurodivergentes. A RTI (Resposta à Intervenção) é um modelo educacional que tem como objetivo prevenir e intervir nas dificuldades de aprendizagem de forma precoce. O professor, psicólogo, psicopedagogo, neuropsicopedagogo e fonoaudiólogo são profissionais indicados para avaliar essas demandas. A pesquisa define-se pelo método investigativo, foi realizada através de uma abordagem qualitativa com estratégia bibliográfica, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário, com objetivo de investigação apresentado em tabelas. Os resultados apontaram que a avaliação neuropsicológica tem sido um dos meios de trabalho utilizado para investigar as causas dessas dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes neurodivergentes, bem como as melhores formas de lidar com elas. Os instrumentos utilizados pelos profissionais podem ser variados como, por exemplo, observações comportamentais, entrevistas clínicas e testes neuropsicológicos. É relevante que saiba selecionar adequadamente os instrumentos bem como utilizá-los e analisá-los, diante das respostas das intervenções (RTI). As informações advindas dos profissionais qualificados poderão indicar quais as áreas preservadas e escassas e, com isso, mostrar qual tratamento será capaz a ser traçado certificando à obtenção de resultados. Assim, quanto maior o entendimento da relação entre cérebro-aprendizagem-comportamento, maior será a compreensão das dificuldades apresentadas, proporcionando de técnicas e estratégias de recursos para o diagnóstico da sua potencialidade de aprendizagem das crianças e adolescentes neurodivergentes.

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