Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DE ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As coordenações pedagógica e de ensino exercem um papel fundamental no processo educativo, sendo responsáveis pela articulação entre gestão escolar, professores e alunos. No caso do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) campus Uberlândia, elas promovem a integração curricular, acompanham o desempenho docente e discente e contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, que nos levam a repensar os índices de evasão e retenção escolar. A função da coordenação pedagógica vai além da gestão administrativa, envolvendo uma ação direta no processo de ensino-aprendizagem, sendo mediadora entre os interesses da instituição e os desafios da sala de aula (PIMENTA, 2014). Alinhando-se às perspectivas de Souza (2017), deve atuar de forma colaborativa, promovendo ações que visem o desenvolvimento tanto dos docentes quanto dos discentes. No IFTM campus Uberlândia, a atuação conjunta dos setores pedagógicos e de ensino implementam espaços de discussão e capacitação para os educadores que visam garantir que este seja alinhado com as demandas e os avanços da educação técnica e profissional, atentando-se ao acompanhamento e à avaliação dos processos, implicando na criação de indicadores de qualidade educacional, conforme proposto por Cunha (2019). Essa retroalimentação contínua aprimora os métodos institucionais e assegura a pertinência dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados. A integração entre teoria e prática é buscada por meio de acompanhamento próximo e constante, com o uso de tecnologias educacionais e incentivo à pesquisa aplicada, promovendo a formação integral dos estudantes e sua inserção no mercado de trabalho. As coordenações pedagógica e de ensino, portanto, desempenham um papel crucial na melhoria contínua da qualidade educacional, fomentando um ambiente de aprendizagem dinâmico, colaborativo e inovador.

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