Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DA IMAGEM E DA NARRATIVA EM 'O MONSTRO DAS CORES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124904
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 5204
    "titulo" => "A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DA IMAGEM E DA NARRATIVA EM 'O MONSTRO DAS CORES"
    "resumo" => "A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental na formação humana, contribuindo significativamente para as manifestações comunicativas do indivíduo. Essas habilidades são, em grande parte, desenvolvidas no ambiente escolar. Diante disso, este estudo qualitativo, fundamentado na pesquisa-ação, foi realizado com 15 estudantes da educação infantil em uma sala de aula regular no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A proposta consistiu na aplicação de uma sequência didática como estratégia pedagógica para observar o desenvolvimento dos discentes em diversos aspectos da educação infantil. A escolha por um trabalho interventivo com essa abordagem permitiu entrelaçar múltiplas habilidades previstas na BNCC, explorando diferentes campos de experiências. Além disso, possibilitou aprofundar o contato dos estudantes com o texto, recursos visuais e a narrativa, destacando a relevância do ensino e da aprendizagem como ferramentas de uso significativo. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa inclui as contribuições de Zabala (1998), Barbosa (2002) e Pais (2002) no contexto educacional; Busato (2015) e Sisto (2012) na condução da narrativa; e Barbosa (1998) e Pillar (2006) na leitura de imagens, além da BNCC (2018). Os resultados evidenciam o papel essencial do docente como mediador no processo de aprendizagem, permitindo que os estudantes, por meio da sequência didática, desenvolvam habilidades como a descrição de imagens, a produção leitora, o reconhecimento de cores e a identificação de sentimentos nas atividades do cotidiano. Assim, considera-se a sequência didática uma oportunidade valiosa para impulsionar novas trajetórias no ensino-aprendizagem e fomentar o desenvolvimento de habilidades que auxiliem os estudantes na identificação e expressão de seus sentimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5204_TB297_30102025231656.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CHARLENE"
    "autor_email" => "charlene.limaalexandre@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124904
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 297
    "inscrito_id" => 5204
    "titulo" => "A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DA IMAGEM E DA NARRATIVA EM 'O MONSTRO DAS CORES"
    "resumo" => "A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental na formação humana, contribuindo significativamente para as manifestações comunicativas do indivíduo. Essas habilidades são, em grande parte, desenvolvidas no ambiente escolar. Diante disso, este estudo qualitativo, fundamentado na pesquisa-ação, foi realizado com 15 estudantes da educação infantil em uma sala de aula regular no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A proposta consistiu na aplicação de uma sequência didática como estratégia pedagógica para observar o desenvolvimento dos discentes em diversos aspectos da educação infantil. A escolha por um trabalho interventivo com essa abordagem permitiu entrelaçar múltiplas habilidades previstas na BNCC, explorando diferentes campos de experiências. Além disso, possibilitou aprofundar o contato dos estudantes com o texto, recursos visuais e a narrativa, destacando a relevância do ensino e da aprendizagem como ferramentas de uso significativo. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa inclui as contribuições de Zabala (1998), Barbosa (2002) e Pais (2002) no contexto educacional; Busato (2015) e Sisto (2012) na condução da narrativa; e Barbosa (1998) e Pillar (2006) na leitura de imagens, além da BNCC (2018). Os resultados evidenciam o papel essencial do docente como mediador no processo de aprendizagem, permitindo que os estudantes, por meio da sequência didática, desenvolvam habilidades como a descrição de imagens, a produção leitora, o reconhecimento de cores e a identificação de sentimentos nas atividades do cotidiano. Assim, considera-se a sequência didática uma oportunidade valiosa para impulsionar novas trajetórias no ensino-aprendizagem e fomentar o desenvolvimento de habilidades que auxiliem os estudantes na identificação e expressão de seus sentimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5204_TB297_30102025231656.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CHARLENE"
    "autor_email" => "charlene.limaalexandre@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental na formação humana, contribuindo significativamente para as manifestações comunicativas do indivíduo. Essas habilidades são, em grande parte, desenvolvidas no ambiente escolar. Diante disso, este estudo qualitativo, fundamentado na pesquisa-ação, foi realizado com 15 estudantes da educação infantil em uma sala de aula regular no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. A proposta consistiu na aplicação de uma sequência didática como estratégia pedagógica para observar o desenvolvimento dos discentes em diversos aspectos da educação infantil. A escolha por um trabalho interventivo com essa abordagem permitiu entrelaçar múltiplas habilidades previstas na BNCC, explorando diferentes campos de experiências. Além disso, possibilitou aprofundar o contato dos estudantes com o texto, recursos visuais e a narrativa, destacando a relevância do ensino e da aprendizagem como ferramentas de uso significativo. O arcabouço teórico que sustenta esta pesquisa inclui as contribuições de Zabala (1998), Barbosa (2002) e Pais (2002) no contexto educacional; Busato (2015) e Sisto (2012) na condução da narrativa; e Barbosa (1998) e Pillar (2006) na leitura de imagens, além da BNCC (2018). Os resultados evidenciam o papel essencial do docente como mediador no processo de aprendizagem, permitindo que os estudantes, por meio da sequência didática, desenvolvam habilidades como a descrição de imagens, a produção leitora, o reconhecimento de cores e a identificação de sentimentos nas atividades do cotidiano. Assim, considera-se a sequência didática uma oportunidade valiosa para impulsionar novas trajetórias no ensino-aprendizagem e fomentar o desenvolvimento de habilidades que auxiliem os estudantes na identificação e expressão de seus sentimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.