Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS(AS) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124907
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 4286
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS(AS) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo traz à luz discussões acerca da utilização de imagens no auxílio ao ensino e aprendizagem de estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo verificar se o pouco ou a falta de recursos visuais nas aulas dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos, bem como, detectar a(s) dificuldade(s) encontradas pelos docentes nas aulas em relação ao ensino de surdos. Para esta análise, a metodologia adotada foi qualitativa, partindo de uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos que têm relevância para a compreensão do tema, assim como, seguiu-se com a aplicação de um questionário on-line junto a docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que tiveram e/ou tem a experiência de ensinar estudantes surdos. Os resultados obtidos evidenciaram quais as preocupações e dificuldades enfrentadas pelos docentes quando se trata da Educação de Surdos, especialmente, apontaram para a pouca ou nenhuma utilização de recursos visuais no processo de ensino a esses jovens. Assim, sentiu-se a necessidade de apresentar ideias práticas de como utilizar os recursos imagéticos para ensinar conteúdos do currículo escolar à estudantes surdos e surdas. Ao fim deste estudo, compreende-se que não é possível assegurar a inclusão e educação de qualidade à população surda sem adequar o ensino e as estratégias didático pedagógicas às demandas e necessidades desse grupo. O uso de recursos imagéticos tem se mostrado uma ferramenta interessante e que parece favorecer o processo de aprendizagem, recomendando-se fortemente sua utilização e a capacitação docente para tal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4286_TB306_30102025114405.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE SILVA"
    "autor_email" => "eliane.msilva1@adm.educacao.pe.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124907
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 4286
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS(AS) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este artigo traz à luz discussões acerca da utilização de imagens no auxílio ao ensino e aprendizagem de estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo verificar se o pouco ou a falta de recursos visuais nas aulas dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos, bem como, detectar a(s) dificuldade(s) encontradas pelos docentes nas aulas em relação ao ensino de surdos. Para esta análise, a metodologia adotada foi qualitativa, partindo de uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos que têm relevância para a compreensão do tema, assim como, seguiu-se com a aplicação de um questionário on-line junto a docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que tiveram e/ou tem a experiência de ensinar estudantes surdos. Os resultados obtidos evidenciaram quais as preocupações e dificuldades enfrentadas pelos docentes quando se trata da Educação de Surdos, especialmente, apontaram para a pouca ou nenhuma utilização de recursos visuais no processo de ensino a esses jovens. Assim, sentiu-se a necessidade de apresentar ideias práticas de como utilizar os recursos imagéticos para ensinar conteúdos do currículo escolar à estudantes surdos e surdas. Ao fim deste estudo, compreende-se que não é possível assegurar a inclusão e educação de qualidade à população surda sem adequar o ensino e as estratégias didático pedagógicas às demandas e necessidades desse grupo. O uso de recursos imagéticos tem se mostrado uma ferramenta interessante e que parece favorecer o processo de aprendizagem, recomendando-se fortemente sua utilização e a capacitação docente para tal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4286_TB306_30102025114405.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE SILVA"
    "autor_email" => "eliane.msilva1@adm.educacao.pe.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo traz à luz discussões acerca da utilização de imagens no auxílio ao ensino e aprendizagem de estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo verificar se o pouco ou a falta de recursos visuais nas aulas dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos, bem como, detectar a(s) dificuldade(s) encontradas pelos docentes nas aulas em relação ao ensino de surdos. Para esta análise, a metodologia adotada foi qualitativa, partindo de uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos que têm relevância para a compreensão do tema, assim como, seguiu-se com a aplicação de um questionário on-line junto a docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que tiveram e/ou tem a experiência de ensinar estudantes surdos. Os resultados obtidos evidenciaram quais as preocupações e dificuldades enfrentadas pelos docentes quando se trata da Educação de Surdos, especialmente, apontaram para a pouca ou nenhuma utilização de recursos visuais no processo de ensino a esses jovens. Assim, sentiu-se a necessidade de apresentar ideias práticas de como utilizar os recursos imagéticos para ensinar conteúdos do currículo escolar à estudantes surdos e surdas. Ao fim deste estudo, compreende-se que não é possível assegurar a inclusão e educação de qualidade à população surda sem adequar o ensino e as estratégias didático pedagógicas às demandas e necessidades desse grupo. O uso de recursos imagéticos tem se mostrado uma ferramenta interessante e que parece favorecer o processo de aprendizagem, recomendando-se fortemente sua utilização e a capacitação docente para tal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.