A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS(AS) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124907 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 4286 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS(AS) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo traz à luz discussões acerca da utilização de imagens no auxílio ao ensino e aprendizagem de estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo verificar se o pouco ou a falta de recursos visuais nas aulas dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos, bem como, detectar a(s) dificuldade(s) encontradas pelos docentes nas aulas em relação ao ensino de surdos. Para esta análise, a metodologia adotada foi qualitativa, partindo de uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos que têm relevância para a compreensão do tema, assim como, seguiu-se com a aplicação de um questionário on-line junto a docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que tiveram e/ou tem a experiência de ensinar estudantes surdos. Os resultados obtidos evidenciaram quais as preocupações e dificuldades enfrentadas pelos docentes quando se trata da Educação de Surdos, especialmente, apontaram para a pouca ou nenhuma utilização de recursos visuais no processo de ensino a esses jovens. Assim, sentiu-se a necessidade de apresentar ideias práticas de como utilizar os recursos imagéticos para ensinar conteúdos do currículo escolar à estudantes surdos e surdas. Ao fim deste estudo, compreende-se que não é possível assegurar a inclusão e educação de qualidade à população surda sem adequar o ensino e as estratégias didático pedagógicas às demandas e necessidades desse grupo. O uso de recursos imagéticos tem se mostrado uma ferramenta interessante e que parece favorecer o processo de aprendizagem, recomendando-se fortemente sua utilização e a capacitação docente para tal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4286_TB306_30102025114405.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE SILVA" "autor_email" => "eliane.msilva1@adm.educacao.pe.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124907 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 4286 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS(AS) NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo traz à luz discussões acerca da utilização de imagens no auxílio ao ensino e aprendizagem de estudantes surdos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo verificar se o pouco ou a falta de recursos visuais nas aulas dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes surdos, bem como, detectar a(s) dificuldade(s) encontradas pelos docentes nas aulas em relação ao ensino de surdos. Para esta análise, a metodologia adotada foi qualitativa, partindo de uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos que têm relevância para a compreensão do tema, assim como, seguiu-se com a aplicação de um questionário on-line junto a docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental que tiveram e/ou tem a experiência de ensinar estudantes surdos. Os resultados obtidos evidenciaram quais as preocupações e dificuldades enfrentadas pelos docentes quando se trata da Educação de Surdos, especialmente, apontaram para a pouca ou nenhuma utilização de recursos visuais no processo de ensino a esses jovens. Assim, sentiu-se a necessidade de apresentar ideias práticas de como utilizar os recursos imagéticos para ensinar conteúdos do currículo escolar à estudantes surdos e surdas. Ao fim deste estudo, compreende-se que não é possível assegurar a inclusão e educação de qualidade à população surda sem adequar o ensino e as estratégias didático pedagógicas às demandas e necessidades desse grupo. O uso de recursos imagéticos tem se mostrado uma ferramenta interessante e que parece favorecer o processo de aprendizagem, recomendando-se fortemente sua utilização e a capacitação docente para tal." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4286_TB306_30102025114405.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE SILVA" "autor_email" => "eliane.msilva1@adm.educacao.pe.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }