TRABALHO X UNIVERSIDADE: O IMPACTO DA JORNADA DUPLA NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA UFDPAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124908 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 2495 "titulo" => "TRABALHO X UNIVERSIDADE: O IMPACTO DA JORNADA DUPLA NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA UFDPAR" "resumo" => "Este estudo investiga os desafios enfrentados por estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) que conciliam trabalho e estudo, analisando os impactos dessa dinâmica na permanência acadêmica. A necessidade de trabalhar para custear os estudos pode comprometer o desempenho acadêmico e contribuir para a evasão universitária. A pesquisa fundamenta-se em teorias sobre desigualdades no acesso ao ensino superior e fatores associados à evasão. Metodologicamente, a pesquisa adotou abordagem quali-quantitativa, combinando dados qualitativos e quantitativos, com base na aplicação de formulário on-line aos discentes dos 12 cursos da UFDPar. Os resultados indicam que o cansaço extremo é um dos principais desafios, afetando a concentração e o aprendizado. A falta de tempo para revisar conteúdos, participar de atividades extracurriculares e frequentar todas as aulas prejudica o rendimento acadêmico. Além disso, a vulnerabilidade financeira leva muitos estudantes a trabalharem por não contarem com apoio familiar ou por auxílios estudantis insuficientes. Embora existam políticas de assistência na UFDPar, grande parte dos respondentes considera os recursos limitados, obrigando-os a buscar empregos que nem sempre são compatíveis com a rotina acadêmica, gerando sobrecarga e, em casos extremos, evasão. A falta de apoio institucional agrava essa situação, evidenciada pela rigidez dos horários das disciplinas e pela ausência de programas específicos para estudantes trabalhadores. Como consequência, muitos abandonam os cursos, afetando suas perspectivas profissionais e as taxas de conclusão da universidade. Diante desse contexto, é essencial que a UFDPar e outras instituições de ensino superior adotem medidas como a flexibilização dos horários, ampliação dos auxílios estudantis e implementação de programas de apoio acadêmico, possibilitando maior equidade no acesso e permanência dos estudantes que conciliam trabalho e estudo, reduzindo a evasão e promovendo a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2495_TB307_15102025144827.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANILTON SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "ANILTON" "autor_email" => "anilton.batista@ufdpar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124908 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 307 "inscrito_id" => 2495 "titulo" => "TRABALHO X UNIVERSIDADE: O IMPACTO DA JORNADA DUPLA NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA UFDPAR" "resumo" => "Este estudo investiga os desafios enfrentados por estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) que conciliam trabalho e estudo, analisando os impactos dessa dinâmica na permanência acadêmica. A necessidade de trabalhar para custear os estudos pode comprometer o desempenho acadêmico e contribuir para a evasão universitária. A pesquisa fundamenta-se em teorias sobre desigualdades no acesso ao ensino superior e fatores associados à evasão. Metodologicamente, a pesquisa adotou abordagem quali-quantitativa, combinando dados qualitativos e quantitativos, com base na aplicação de formulário on-line aos discentes dos 12 cursos da UFDPar. Os resultados indicam que o cansaço extremo é um dos principais desafios, afetando a concentração e o aprendizado. A falta de tempo para revisar conteúdos, participar de atividades extracurriculares e frequentar todas as aulas prejudica o rendimento acadêmico. Além disso, a vulnerabilidade financeira leva muitos estudantes a trabalharem por não contarem com apoio familiar ou por auxílios estudantis insuficientes. Embora existam políticas de assistência na UFDPar, grande parte dos respondentes considera os recursos limitados, obrigando-os a buscar empregos que nem sempre são compatíveis com a rotina acadêmica, gerando sobrecarga e, em casos extremos, evasão. A falta de apoio institucional agrava essa situação, evidenciada pela rigidez dos horários das disciplinas e pela ausência de programas específicos para estudantes trabalhadores. Como consequência, muitos abandonam os cursos, afetando suas perspectivas profissionais e as taxas de conclusão da universidade. Diante desse contexto, é essencial que a UFDPar e outras instituições de ensino superior adotem medidas como a flexibilização dos horários, ampliação dos auxílios estudantis e implementação de programas de apoio acadêmico, possibilitando maior equidade no acesso e permanência dos estudantes que conciliam trabalho e estudo, reduzindo a evasão e promovendo a inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2495_TB307_15102025144827.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANILTON SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "ANILTON" "autor_email" => "anilton.batista@ufdpar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }