Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO X UNIVERSIDADE: O IMPACTO DA JORNADA DUPLA NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DA UFDPAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga os desafios enfrentados por estudantes da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) que conciliam trabalho e estudo, analisando os impactos dessa dinâmica na permanência acadêmica. A necessidade de trabalhar para custear os estudos pode comprometer o desempenho acadêmico e contribuir para a evasão universitária. A pesquisa fundamenta-se em teorias sobre desigualdades no acesso ao ensino superior e fatores associados à evasão. Metodologicamente, a pesquisa adotou abordagem quali-quantitativa, combinando dados qualitativos e quantitativos, com base na aplicação de formulário on-line aos discentes dos 12 cursos da UFDPar. Os resultados indicam que o cansaço extremo é um dos principais desafios, afetando a concentração e o aprendizado. A falta de tempo para revisar conteúdos, participar de atividades extracurriculares e frequentar todas as aulas prejudica o rendimento acadêmico. Além disso, a vulnerabilidade financeira leva muitos estudantes a trabalharem por não contarem com apoio familiar ou por auxílios estudantis insuficientes. Embora existam políticas de assistência na UFDPar, grande parte dos respondentes considera os recursos limitados, obrigando-os a buscar empregos que nem sempre são compatíveis com a rotina acadêmica, gerando sobrecarga e, em casos extremos, evasão. A falta de apoio institucional agrava essa situação, evidenciada pela rigidez dos horários das disciplinas e pela ausência de programas específicos para estudantes trabalhadores. Como consequência, muitos abandonam os cursos, afetando suas perspectivas profissionais e as taxas de conclusão da universidade. Diante desse contexto, é essencial que a UFDPar e outras instituições de ensino superior adotem medidas como a flexibilização dos horários, ampliação dos auxílios estudantis e implementação de programas de apoio acadêmico, possibilitando maior equidade no acesso e permanência dos estudantes que conciliam trabalho e estudo, reduzindo a evasão e promovendo a inclusão.

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