Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA UNIVERSIDADE NO QUILOMBO: VIVÊNCIAS CULTURAIS AFRICANAS NA E.M.E.I.F CAMINHO DO SABER CASTANHAL PARÁ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo analisa o impacto do Programa "Universidade no Quilombo" na valorização e ressignificação das vivências culturais africanas na E.M.E.I.F Caminho do Saber, localizada em Castanhal, Pará. Fundamentado nos pressupostos teóricos da Educação Quilombola (Cavalcanti, 2010; Gomes, 2017) e da Pedagogia Decolonial (Walsh, 2009), o estudo adota uma abordagem qualitativa, por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas com docentes, discentes e lideranças comunitárias. O programa, ao promover atividades interdisciplinares e práticas pedagógicas baseadas na oralidade, música, dança e contação de histórias, contribui para o fortalecimento da identidade étnico-racial dos estudantes e para a construção de um currículo mais representativo. Os resultados evidenciam que a inserção de saberes ancestrais na escola estimula o pertencimento cultural, reduz o preconceito e amplia o reconhecimento das contribuições africanas na formação histórica e social do Brasil. Além disso, destaca-se a relevância da universidade como mediadora na implementação de políticas educacionais afirmativas voltadas às comunidades quilombolas. Assim, o estudo aponta para a necessidade de ampliação de programas similares, visando consolidar práticas pedagógicas que valorizem a diversidade cultural e promovam a equidade no acesso ao conhecimento.

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