O TEMPO DE SER: COMO O MÉTODO DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA RESPEITA OS TEMPOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 5394 "titulo" => "O TEMPO DE SER: COMO O MÉTODO DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA RESPEITA OS TEMPOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES" "resumo" => "A Educação Integral propõe um olhar ampliado sobre os processos de ensino e aprendizagem, respeitando os diferentes tempos de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Este artigo analisa como a metodologia da Fundação Gol de Letra valoriza os ritmos individuais na construção do conhecimento, garantindo que a aprendizagem ocorra de maneira significativa. O teórico referencial baseia-se em Freire (1996), que destaca a autonomia do educar e a importância do tempo na formação crítica e reflexiva; Nóvoa (2009), que discute o papel do professor como mediador dos processos formativos e defensor de uma pedagogia centrada no sujeito; e Pacheco (2003), cuja experiência na Escola da Ponte reforça a necessidade de personalização do ensino. Metodologicamente, o estudo parte de uma abordagem qualitativa, com análise documental e reflexões sobre a prática pedagógica desenvolvida na Fundação Gol de Letra. Os resultados indicam que uma educação comprometida com a integralidade respeita não apenas o tempo cronológico, mas também os ritmos subjetivos e contextuais dos estudantes. Observe-se que práticas pedagógicas que valorizam a escuta, a experimentação e a construção coletiva do conhecimento favorecendo o protagonismo e a permanência dos alunos em espaços educativos. Conclui-se que a flexibilização dos tempos de aprendizagem contribui para uma formação mais humanizada e homologada às necessidades individuais e sociais dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5394_TB343_30102025143354.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE VIEIRA DOS SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELISIANE" "autor_email" => "elisiane.vieira@goldeletra.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 343 "inscrito_id" => 5394 "titulo" => "O TEMPO DE SER: COMO O MÉTODO DA FUNDAÇÃO GOL DE LETRA RESPEITA OS TEMPOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES" "resumo" => "A Educação Integral propõe um olhar ampliado sobre os processos de ensino e aprendizagem, respeitando os diferentes tempos de desenvolvimento de crianças e adolescentes. Este artigo analisa como a metodologia da Fundação Gol de Letra valoriza os ritmos individuais na construção do conhecimento, garantindo que a aprendizagem ocorra de maneira significativa. O teórico referencial baseia-se em Freire (1996), que destaca a autonomia do educar e a importância do tempo na formação crítica e reflexiva; Nóvoa (2009), que discute o papel do professor como mediador dos processos formativos e defensor de uma pedagogia centrada no sujeito; e Pacheco (2003), cuja experiência na Escola da Ponte reforça a necessidade de personalização do ensino. Metodologicamente, o estudo parte de uma abordagem qualitativa, com análise documental e reflexões sobre a prática pedagógica desenvolvida na Fundação Gol de Letra. Os resultados indicam que uma educação comprometida com a integralidade respeita não apenas o tempo cronológico, mas também os ritmos subjetivos e contextuais dos estudantes. Observe-se que práticas pedagógicas que valorizam a escuta, a experimentação e a construção coletiva do conhecimento favorecendo o protagonismo e a permanência dos alunos em espaços educativos. Conclui-se que a flexibilização dos tempos de aprendizagem contribui para uma formação mais humanizada e homologada às necessidades individuais e sociais dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5394_TB343_30102025143354.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE VIEIRA DOS SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELISIANE" "autor_email" => "elisiane.vieira@goldeletra.org.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }