Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO ESPAÇO DE TORNAR-SE PROFESSORA/O COLABORATIVA/O A PARTIR DA PRESENÇA DO OUTRO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa FORMAÇÃO: Formação Continuada em Colaboração da Universidade Federal Rural do Semiárido/UFERSA, campus de Caraúbas-RN. A referida metodologia de cunho colaborativo e inspirada nos Círculos de Cultura de Freire, toma como matriz epistemológico-política as obras do autor em diálogo com as de Ibiapina (2008), para quem o trabalho de colaboração auxilia os participantes a investigarem e refletir suas ações, analisando a possibilidade ou não de reestruturação do trabalho docente. Partimos dos pressupostos do dialogismo freireano, para quem os homens são homens porque dizem a palavra e se relacionam por meio dela e nas suas relações sociais. Trata-se, o diálogo, de “encontro dos homens” entre si e mediados pelo mundo. Quanto aos pressupostos da formação colaborativa nos baseamos em Aguiar e Ferreira, Ibiapina e Ferreira, Paiva Brasil, Pimenta e Zeichner , destacando seus pontos teóricos quanto a colaboração docente como um espaço onde profissionais docentes podem trocar experiências, além de refletir sobre práticas e conceitos. A partir de um olhar hermenêutico, buscamos compreender a potencialidade dos Círculos Dialógicos como dispositivos de pesquisa e auto(trans)formação permanente com professores no tornar-se docente colaborativo. Compreendemos que a metodologia apresentada contribui significativamente com o aprofundamento epistemológico da temática geradora da pesquisa, permitindo as/os colaboradoras/es a processualidade para a auto(trans)formação permanente, bem como a reflexão sobre a práxis pedagógica.

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