TECNOLOGIA E INCLUSÃO: COMO FERRAMENTAS DIGITAIS TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124924 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 2844 "titulo" => "TECNOLOGIA E INCLUSÃO: COMO FERRAMENTAS DIGITAIS TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O artigo "Tecnologia e Inclusão: Como Ferramentas Digitais Transformam a Educação Especial" analisa o impacto das tecnologias digitais na educação especial, destacando seu papel na acessibilidade, personalização do ensino e autonomia dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Utilizando uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, fundamentada na teoria da complexidade de Edgar Morin e com uma abordagem qualitativa, o estudo explora as possibilidades e desafios da integração da tecnologia no ensino inclusivo. O primeiro capítulo discute os fundamentos da educação especial, sua evolução histórica e a importância da tecnologia assistiva como meio de inclusão escolar. O segundo capítulo apresenta aplicações tecnológicas, como softwares de leitura de tela, dispositivos de comunicação alternativa e ambientes virtuais de aprendizagem, além de estudos de caso nacionais e internacionais que demonstram os impactos positivos dessas ferramentas. Os resultados indicam que a tecnologia tem potencial para transformar a educação especial, proporcionando maior engajamento e acessibilidade para os alunos. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura, a necessidade de capacitação docente e a implementação de políticas públicas efetivas ainda limitam sua plena adoção. Conclui-se que o uso estratégico da tecnologia, aliado a investimentos na formação docente e no desenvolvimento de ferramentas acessíveis, pode promover uma educação inclusiva mais eficiente e equitativa, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento. Palavras-chave: educação especial, tecnologia assistiva, inclusão digital, acessibilidade, personalização do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2844_TB353_03112025161028.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON J DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "WASHINGTON" "autor_email" => "wjsantana2014@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124924 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 353 "inscrito_id" => 2844 "titulo" => "TECNOLOGIA E INCLUSÃO: COMO FERRAMENTAS DIGITAIS TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O artigo "Tecnologia e Inclusão: Como Ferramentas Digitais Transformam a Educação Especial" analisa o impacto das tecnologias digitais na educação especial, destacando seu papel na acessibilidade, personalização do ensino e autonomia dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Utilizando uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, fundamentada na teoria da complexidade de Edgar Morin e com uma abordagem qualitativa, o estudo explora as possibilidades e desafios da integração da tecnologia no ensino inclusivo. O primeiro capítulo discute os fundamentos da educação especial, sua evolução histórica e a importância da tecnologia assistiva como meio de inclusão escolar. O segundo capítulo apresenta aplicações tecnológicas, como softwares de leitura de tela, dispositivos de comunicação alternativa e ambientes virtuais de aprendizagem, além de estudos de caso nacionais e internacionais que demonstram os impactos positivos dessas ferramentas. Os resultados indicam que a tecnologia tem potencial para transformar a educação especial, proporcionando maior engajamento e acessibilidade para os alunos. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura, a necessidade de capacitação docente e a implementação de políticas públicas efetivas ainda limitam sua plena adoção. Conclui-se que o uso estratégico da tecnologia, aliado a investimentos na formação docente e no desenvolvimento de ferramentas acessíveis, pode promover uma educação inclusiva mais eficiente e equitativa, garantindo que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado e desenvolvimento. Palavras-chave: educação especial, tecnologia assistiva, inclusão digital, acessibilidade, personalização do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2844_TB353_03112025161028.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WASHINGTON J DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "WASHINGTON" "autor_email" => "wjsantana2014@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }