ENSINO DE QUÍMICA E INTERDISCIPLINARIDADE: CONECTANDO AS DIVERSAS ÁREAS DO SABER
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124927 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 2643 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA E INTERDISCIPLINARIDADE: CONECTANDO AS DIVERSAS ÁREAS DO SABER" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a integração do ensino de Química com outras áreas do conhecimento, por meio da abordagem interdisciplinar, buscando promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada para os estudantes. A pesquisa se baseia no pressuposto de que o ensino de Química, muitas vezes visto como desconectado da realidade, pode ser enriquecido por meio da conexão com outras disciplinas, como Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se nos estudos de Nogueira, França e Da Silva (1998), que defendem a interdisciplinaridade como uma forma de superar a fragmentação do conhecimento, e em Machado e Júnior (2019), que ressaltam a importância dessa abordagem para tornar o ensino mais envolvente e abrangente. Além disso, De Oliveira, Martins e Appelt (2010) enfatizam o papel da Química no cotidiano e seu impacto nas questões sociais e ambientais, destacando como a interdisciplinaridade pode ampliar a compreensão dos alunos sobre a influência das escolhas químicas em suas vidas. Os resultados indicam que a integração da Química com outras disciplinas não apenas facilita a compreensão dos conceitos, mas também engaja os alunos ao relacionar os conhecimentos adquiridos com problemas reais da sociedade. A pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é uma estratégia eficaz para tornar o ensino de Química mais relevante e aplicável à realidade, promovendo uma aprendizagem mais profunda e crítica dos alunos sobre os impactos da ciência no mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2643_TB361_23102025112922.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "APARECIDA VITÓRIA SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS" "autor_email" => "aparecida.pereira.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124927 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 361 "inscrito_id" => 2643 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA E INTERDISCIPLINARIDADE: CONECTANDO AS DIVERSAS ÁREAS DO SABER" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo investigar a integração do ensino de Química com outras áreas do conhecimento, por meio da abordagem interdisciplinar, buscando promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada para os estudantes. A pesquisa se baseia no pressuposto de que o ensino de Química, muitas vezes visto como desconectado da realidade, pode ser enriquecido por meio da conexão com outras disciplinas, como Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se nos estudos de Nogueira, França e Da Silva (1998), que defendem a interdisciplinaridade como uma forma de superar a fragmentação do conhecimento, e em Machado e Júnior (2019), que ressaltam a importância dessa abordagem para tornar o ensino mais envolvente e abrangente. Além disso, De Oliveira, Martins e Appelt (2010) enfatizam o papel da Química no cotidiano e seu impacto nas questões sociais e ambientais, destacando como a interdisciplinaridade pode ampliar a compreensão dos alunos sobre a influência das escolhas químicas em suas vidas. Os resultados indicam que a integração da Química com outras disciplinas não apenas facilita a compreensão dos conceitos, mas também engaja os alunos ao relacionar os conhecimentos adquiridos com problemas reais da sociedade. A pesquisa conclui que a interdisciplinaridade é uma estratégia eficaz para tornar o ensino de Química mais relevante e aplicável à realidade, promovendo uma aprendizagem mais profunda e crítica dos alunos sobre os impactos da ciência no mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2643_TB361_23102025112922.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "APARECIDA VITÓRIA SANTOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS" "autor_email" => "aparecida.pereira.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }