ARTE, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO COM CRIANÇAS DA CIDADE DE BENEVIDES-PA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124928 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 3597 "titulo" => "ARTE, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO COM CRIANÇAS DA CIDADE DE BENEVIDES-PA" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre a pintura das crianças, e o que estas podem representar em sua vida. Foi estabelecido a escuta de crianças, através de desenhos sobre o território de Benevides, Pará, e procurar estabelecer relações com sua vida buscando os conceitos de Imaginação e Arte na infância. Para embasamento conceitual considerou-se a perspectiva Histórico-Cultural de Lev Vigotski (2014), na qual observa-se que, quanto mais rica culturalmente a experiência humana for, maior será o material disponível para sua imaginação e criação. E é neste sentido que o projeto Arte, Criança e Cidade buscou esta vivência de escuta, para dar voz as crianças e trazê-las ao centro do processo, , onde estas podem sim participar da construção de um território, pois tem a percepção do lugar em que vivem e desejos a serem realizados para este lugar demonstrando sua sensibilidade e afetividade. É nesse sentido que se ressalta a importância do olhar tanto para as experiências que a criança já possui quanto para àquelas que estão em aberto. Observar as relações que se estabelecem entre a criança, a arte e sua criação. A técnica utilizada foi a pesquisa participante. A metodologia foi a escuta de crianças, através de desenhos em quatro praças públicas no território de Benevides, com a pergunta norteadora de como elas veem esta cidade e como gostariam que a mesma estivesse? Foram coletados setenta e oito desenhos para análise de construção. Para análise destes desenhos será utilizado método da análise do discurso e o embasamento de Vigotski sobre a arte e a imaginação. Espera-se que este projeto, junto a outras pesquisas, possa contribuir para o espaço acadêmico, assim como para dar maior visibilidade a importância de escuta as crianças, seus anseios, ideias e sonhos, através da arte e da imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3597_TB362_22102025090434.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY LENE LOPES CALDERARO" "autor_nome_curto" => "KELLY Calderaro" "autor_email" => "kellycalderaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124928 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 362 "inscrito_id" => 3597 "titulo" => "ARTE, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO COM CRIANÇAS DA CIDADE DE BENEVIDES-PA" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre a pintura das crianças, e o que estas podem representar em sua vida. Foi estabelecido a escuta de crianças, através de desenhos sobre o território de Benevides, Pará, e procurar estabelecer relações com sua vida buscando os conceitos de Imaginação e Arte na infância. Para embasamento conceitual considerou-se a perspectiva Histórico-Cultural de Lev Vigotski (2014), na qual observa-se que, quanto mais rica culturalmente a experiência humana for, maior será o material disponível para sua imaginação e criação. E é neste sentido que o projeto Arte, Criança e Cidade buscou esta vivência de escuta, para dar voz as crianças e trazê-las ao centro do processo, , onde estas podem sim participar da construção de um território, pois tem a percepção do lugar em que vivem e desejos a serem realizados para este lugar demonstrando sua sensibilidade e afetividade. É nesse sentido que se ressalta a importância do olhar tanto para as experiências que a criança já possui quanto para àquelas que estão em aberto. Observar as relações que se estabelecem entre a criança, a arte e sua criação. A técnica utilizada foi a pesquisa participante. A metodologia foi a escuta de crianças, através de desenhos em quatro praças públicas no território de Benevides, com a pergunta norteadora de como elas veem esta cidade e como gostariam que a mesma estivesse? Foram coletados setenta e oito desenhos para análise de construção. Para análise destes desenhos será utilizado método da análise do discurso e o embasamento de Vigotski sobre a arte e a imaginação. Espera-se que este projeto, junto a outras pesquisas, possa contribuir para o espaço acadêmico, assim como para dar maior visibilidade a importância de escuta as crianças, seus anseios, ideias e sonhos, através da arte e da imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3597_TB362_22102025090434.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY LENE LOPES CALDERARO" "autor_nome_curto" => "KELLY Calderaro" "autor_email" => "kellycalderaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }