O USO DE MAPAS MENTAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124931 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 2350 "titulo" => "O USO DE MAPAS MENTAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "Esse trabalho analisa os desafios enfrentados por alunos dos anos finais do ensino fundamental no aprendizado de Ciências Naturais, especialmente quando os educadores utilizam metodologias “tradicionais”. Em virtude destas dificuldades, ressalta-se a necessidade de utilizar estratégias pedagógicas inovadoras para engajar os estudantes e promover sua autonomia no processo de aprendizagem. Uma das abordagens propostas para superar essas dificuldades é o Ensino de Ciências por Investigação (ECI), alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a exploração ativa de fenômenos cotidianos e o desenvolvimento de habilidades científicas. Neste contexto, o uso de Mapas Mentais é destacado como uma técnica interessante para a organização e memorização de conteúdos, estimulando o raciocínio lógico e criativo. Como instrumento de coleta de dados empíricos para está pesquisa, com aspectos qualitativos, foi realizada uma atividade prática na qual 24 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola, em Belém do Pará, foram orientados a criar Mapas Mentais sobre o tema "Sistema Nervoso". A construção foi avaliada com base em critérios como uso de palavras-chave, conectivos e associação aos conceitos centrais. Os resultados revelaram que 20% (cinco estudantes) atenderam integralmente aos critérios, demonstrando domínio do conteúdo e da estrutura do Mapa Mental, outros 45% (onze estudantes) apresentaram um desempenho parcial, e 33% (oito estudantes) não alcançaram os critérios estabelecidos, evidenciando dificuldades na técnica e na compreensão do tema. Nesse estudo, conclui-se que o Ensino de Ciências por Investigação, associado com Mapas Mentais, promoveu uma aprendizagem adequada, uma vez que os alunos demonstraram maior envolvimento, desenvolvendo conceitos-chave e aplicando o método científico de forma introdutória. Assim, a estratégia utilizada nesta pesquisa se revelou uma alternativa adequada para trabalhar conteúdos complexos, como o Sistema Nervoso, de maneira dinâmica e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2350_TB370_10112025171026.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVEA MARIA DA SILVA CARLOS" "autor_nome_curto" => "NÍVEA MARIA" "autor_email" => "nivea.carlos@icen.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124931 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 370 "inscrito_id" => 2350 "titulo" => "O USO DE MAPAS MENTAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO" "resumo" => "Esse trabalho analisa os desafios enfrentados por alunos dos anos finais do ensino fundamental no aprendizado de Ciências Naturais, especialmente quando os educadores utilizam metodologias “tradicionais”. Em virtude destas dificuldades, ressalta-se a necessidade de utilizar estratégias pedagógicas inovadoras para engajar os estudantes e promover sua autonomia no processo de aprendizagem. Uma das abordagens propostas para superar essas dificuldades é o Ensino de Ciências por Investigação (ECI), alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva a exploração ativa de fenômenos cotidianos e o desenvolvimento de habilidades científicas. Neste contexto, o uso de Mapas Mentais é destacado como uma técnica interessante para a organização e memorização de conteúdos, estimulando o raciocínio lógico e criativo. Como instrumento de coleta de dados empíricos para está pesquisa, com aspectos qualitativos, foi realizada uma atividade prática na qual 24 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola, em Belém do Pará, foram orientados a criar Mapas Mentais sobre o tema "Sistema Nervoso". A construção foi avaliada com base em critérios como uso de palavras-chave, conectivos e associação aos conceitos centrais. Os resultados revelaram que 20% (cinco estudantes) atenderam integralmente aos critérios, demonstrando domínio do conteúdo e da estrutura do Mapa Mental, outros 45% (onze estudantes) apresentaram um desempenho parcial, e 33% (oito estudantes) não alcançaram os critérios estabelecidos, evidenciando dificuldades na técnica e na compreensão do tema. Nesse estudo, conclui-se que o Ensino de Ciências por Investigação, associado com Mapas Mentais, promoveu uma aprendizagem adequada, uma vez que os alunos demonstraram maior envolvimento, desenvolvendo conceitos-chave e aplicando o método científico de forma introdutória. Assim, a estratégia utilizada nesta pesquisa se revelou uma alternativa adequada para trabalhar conteúdos complexos, como o Sistema Nervoso, de maneira dinâmica e participativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2350_TB370_10112025171026.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÍVEA MARIA DA SILVA CARLOS" "autor_nome_curto" => "NÍVEA MARIA" "autor_email" => "nivea.carlos@icen.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }