“FOLGUEDO NOSSO DE CADA DIA”: DISCUTINDO CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124933 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 3819 "titulo" => "“FOLGUEDO NOSSO DE CADA DIA”: DISCUTINDO CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA" "resumo" => "A Geografia cultural, ramo da ciência geográfica, possui como um dos seus principais objetivos investigar como os seres humanos constroem, interpretam e atribuem significados ao espaço, analisando as influências culturais que moldam paisagens e modos de vida. Nos estudos de temas como território, lugar e identidade, os alunos desenvolvem uma percepção crítica sobre o espaço em que estão inseridos, compreendendo as dinâmicas sociais e culturais que influenciam sua realidade cotidiana. Assim, a Geografia Cultural estimula o desenvolvimento de um senso de pertencimento e identidade local. Como proposições teórico-metodológicas utilizamos: Yi-Fu Tuan (1983) e (2018), para a compreensão da categoria Lugar. Edgar Morin (1991), e Luís da Câmara Cascudo (1967) acerca dos conceitos de cultura, folguedo e folclore, respectivamente, e os conceitos de Multiculturalidade e Interculturalidade fundamentados em Vera Maria Candau (2008). O projeto, intitulado “Folguedo nosso de cada dia”, foi realizado, com o auxílio do professor de história, na turma do 7º ano M01 da Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont na capital alagoana. Inicialmente, coletamos, através de um questionário, informações sobre o conhecimento prévio dos estudantes a respeito de folguedos, e foi possível notar que este era bastante limitado. Assim, foi ministrada uma aula expositiva e dialogada, que tinha como objetivo introduzir a temática e apresentar dois folguedos alagoanos: Pastoril e Guerreiro. A partir da exposição, a turma acabou despertando para alguns elementos presentes no cotidiano deles que não sabiam ter relação com folguedos. Os alunos, então, representaram através de desenhos os folguedos expostos na aula. Desse modo, pensando em uma perspectiva educacional, e, em específico na atuação da docência, introduzir a Geografia cultural em sala de aula se faz necessário, visto que essa abordagem permite que eles compreendam a diversidade de perspectivas e as diferentes relações que as culturas estabelecem com o espaço geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3819_TB373_27102025230155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMONA LINS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Ramona Lins" "autor_email" => "ramonagoncalves8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124933 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 373 "inscrito_id" => 3819 "titulo" => "“FOLGUEDO NOSSO DE CADA DIA”: DISCUTINDO CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA" "resumo" => "A Geografia cultural, ramo da ciência geográfica, possui como um dos seus principais objetivos investigar como os seres humanos constroem, interpretam e atribuem significados ao espaço, analisando as influências culturais que moldam paisagens e modos de vida. Nos estudos de temas como território, lugar e identidade, os alunos desenvolvem uma percepção crítica sobre o espaço em que estão inseridos, compreendendo as dinâmicas sociais e culturais que influenciam sua realidade cotidiana. Assim, a Geografia Cultural estimula o desenvolvimento de um senso de pertencimento e identidade local. Como proposições teórico-metodológicas utilizamos: Yi-Fu Tuan (1983) e (2018), para a compreensão da categoria Lugar. Edgar Morin (1991), e Luís da Câmara Cascudo (1967) acerca dos conceitos de cultura, folguedo e folclore, respectivamente, e os conceitos de Multiculturalidade e Interculturalidade fundamentados em Vera Maria Candau (2008). O projeto, intitulado “Folguedo nosso de cada dia”, foi realizado, com o auxílio do professor de história, na turma do 7º ano M01 da Escola Estadual Onélia Campelo, localizada no bairro Santos Dumont na capital alagoana. Inicialmente, coletamos, através de um questionário, informações sobre o conhecimento prévio dos estudantes a respeito de folguedos, e foi possível notar que este era bastante limitado. Assim, foi ministrada uma aula expositiva e dialogada, que tinha como objetivo introduzir a temática e apresentar dois folguedos alagoanos: Pastoril e Guerreiro. A partir da exposição, a turma acabou despertando para alguns elementos presentes no cotidiano deles que não sabiam ter relação com folguedos. Os alunos, então, representaram através de desenhos os folguedos expostos na aula. Desse modo, pensando em uma perspectiva educacional, e, em específico na atuação da docência, introduzir a Geografia cultural em sala de aula se faz necessário, visto que essa abordagem permite que eles compreendam a diversidade de perspectivas e as diferentes relações que as culturas estabelecem com o espaço geográfico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3819_TB373_27102025230155.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMONA LINS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Ramona Lins" "autor_email" => "ramonagoncalves8@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }