Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO DE ARTE CONTRA HEGEMÔNICO PARA A CIDADE DE BENEVIDES: BERÇO DA LIBERDADE NO PARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124934
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 374
    "inscrito_id" => 5520
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO DE ARTE CONTRA HEGEMÔNICO PARA A CIDADE DE BENEVIDES: BERÇO DA LIBERDADE NO PARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre a implementação de um currículo de Artes que requer dentre outras coisas, um mergulho na identidade de um povo, suas culturas, seu território. Esse processo deve ser construído, coletivamente, a partir de um percurso de formação permanente dos educadores, na perspectiva de buscar à superação da dicotomia entre teoria e prática e a partir das vivências e da escuta no contexto da escola. É necessário envolver toda a comunidade escolar, com a participação crítica e contextualizada de cada sujeito. O currículo precisa fazer sentido, individualmente e coletivamente na vida dos sujeitos. No caso da Arte, se faz necessário torná-la um lugar, um ato de fala, de expressão da cultura. O objetivo desta pesquisa é construir um currículo de Arte contra hegemônico para a cidade de Benevides: Berço da Liberdade no Pará, com a identidade histórica e cultural desse município. Nesta construção o percurso metodológico inicia-se pela pesquisa documental e levantamento bibliográfico Para fortalecer o sentido democrático da construção do currículo, todo o processo se dará em Rodas de Conversa. O “lócus” da pesquisa será o Município de Benevides/PA conhecido como " O Berço da Liberdade". Na Análise Crítica do Discurso, o próprio discurso é uma forma de ação social, realizando um trabalho ideológico e histórico. A relação entre texto e sociedade é mediada, sendo interpretativa e explanatória. Nesta pesquisa será analisada a cognição pessoal e social. A análise e interpretação de dados já recolhidos serão o ponto de partida da construção do currículo. Os dados foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação da Roda de Conversa, seguindo orientações contidas em um questionário, dialogados ao longo das Rodas de Conversa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5520_TB374_22102025092107.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILENE SODRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILENE"
    "autor_email" => "franci_sodre@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124934
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 374
    "inscrito_id" => 5520
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO DE ARTE CONTRA HEGEMÔNICO PARA A CIDADE DE BENEVIDES: BERÇO DA LIBERDADE NO PARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre a implementação de um currículo de Artes que requer dentre outras coisas, um mergulho na identidade de um povo, suas culturas, seu território. Esse processo deve ser construído, coletivamente, a partir de um percurso de formação permanente dos educadores, na perspectiva de buscar à superação da dicotomia entre teoria e prática e a partir das vivências e da escuta no contexto da escola. É necessário envolver toda a comunidade escolar, com a participação crítica e contextualizada de cada sujeito. O currículo precisa fazer sentido, individualmente e coletivamente na vida dos sujeitos. No caso da Arte, se faz necessário torná-la um lugar, um ato de fala, de expressão da cultura. O objetivo desta pesquisa é construir um currículo de Arte contra hegemônico para a cidade de Benevides: Berço da Liberdade no Pará, com a identidade histórica e cultural desse município. Nesta construção o percurso metodológico inicia-se pela pesquisa documental e levantamento bibliográfico Para fortalecer o sentido democrático da construção do currículo, todo o processo se dará em Rodas de Conversa. O “lócus” da pesquisa será o Município de Benevides/PA conhecido como " O Berço da Liberdade". Na Análise Crítica do Discurso, o próprio discurso é uma forma de ação social, realizando um trabalho ideológico e histórico. A relação entre texto e sociedade é mediada, sendo interpretativa e explanatória. Nesta pesquisa será analisada a cognição pessoal e social. A análise e interpretação de dados já recolhidos serão o ponto de partida da construção do currículo. Os dados foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação da Roda de Conversa, seguindo orientações contidas em um questionário, dialogados ao longo das Rodas de Conversa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5520_TB374_22102025092107.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILENE SODRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILENE"
    "autor_email" => "franci_sodre@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho busca refletir sobre a implementação de um currículo de Artes que requer dentre outras coisas, um mergulho na identidade de um povo, suas culturas, seu território. Esse processo deve ser construído, coletivamente, a partir de um percurso de formação permanente dos educadores, na perspectiva de buscar à superação da dicotomia entre teoria e prática e a partir das vivências e da escuta no contexto da escola. É necessário envolver toda a comunidade escolar, com a participação crítica e contextualizada de cada sujeito. O currículo precisa fazer sentido, individualmente e coletivamente na vida dos sujeitos. No caso da Arte, se faz necessário torná-la um lugar, um ato de fala, de expressão da cultura. O objetivo desta pesquisa é construir um currículo de Arte contra hegemônico para a cidade de Benevides: Berço da Liberdade no Pará, com a identidade histórica e cultural desse município. Nesta construção o percurso metodológico inicia-se pela pesquisa documental e levantamento bibliográfico Para fortalecer o sentido democrático da construção do currículo, todo o processo se dará em Rodas de Conversa. O “lócus” da pesquisa será o Município de Benevides/PA conhecido como " O Berço da Liberdade". Na Análise Crítica do Discurso, o próprio discurso é uma forma de ação social, realizando um trabalho ideológico e histórico. A relação entre texto e sociedade é mediada, sendo interpretativa e explanatória. Nesta pesquisa será analisada a cognição pessoal e social. A análise e interpretação de dados já recolhidos serão o ponto de partida da construção do currículo. Os dados foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação da Roda de Conversa, seguindo orientações contidas em um questionário, dialogados ao longo das Rodas de Conversa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.