A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO DE ARTE CONTRA HEGEMÔNICO PARA A CIDADE DE BENEVIDES: BERÇO DA LIBERDADE NO PARÁ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124934 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 5520 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO DE ARTE CONTRA HEGEMÔNICO PARA A CIDADE DE BENEVIDES: BERÇO DA LIBERDADE NO PARÁ" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre a implementação de um currículo de Artes que requer dentre outras coisas, um mergulho na identidade de um povo, suas culturas, seu território. Esse processo deve ser construído, coletivamente, a partir de um percurso de formação permanente dos educadores, na perspectiva de buscar à superação da dicotomia entre teoria e prática e a partir das vivências e da escuta no contexto da escola. É necessário envolver toda a comunidade escolar, com a participação crítica e contextualizada de cada sujeito. O currículo precisa fazer sentido, individualmente e coletivamente na vida dos sujeitos. No caso da Arte, se faz necessário torná-la um lugar, um ato de fala, de expressão da cultura. O objetivo desta pesquisa é construir um currículo de Arte contra hegemônico para a cidade de Benevides: Berço da Liberdade no Pará, com a identidade histórica e cultural desse município. Nesta construção o percurso metodológico inicia-se pela pesquisa documental e levantamento bibliográfico Para fortalecer o sentido democrático da construção do currículo, todo o processo se dará em Rodas de Conversa. O “lócus” da pesquisa será o Município de Benevides/PA conhecido como " O Berço da Liberdade". Na Análise Crítica do Discurso, o próprio discurso é uma forma de ação social, realizando um trabalho ideológico e histórico. A relação entre texto e sociedade é mediada, sendo interpretativa e explanatória. Nesta pesquisa será analisada a cognição pessoal e social. A análise e interpretação de dados já recolhidos serão o ponto de partida da construção do currículo. Os dados foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação da Roda de Conversa, seguindo orientações contidas em um questionário, dialogados ao longo das Rodas de Conversa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5520_TB374_22102025092107.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE SODRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCILENE" "autor_email" => "franci_sodre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124934 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 5520 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM CURRICULO DE ARTE CONTRA HEGEMÔNICO PARA A CIDADE DE BENEVIDES: BERÇO DA LIBERDADE NO PARÁ" "resumo" => "O presente trabalho busca refletir sobre a implementação de um currículo de Artes que requer dentre outras coisas, um mergulho na identidade de um povo, suas culturas, seu território. Esse processo deve ser construído, coletivamente, a partir de um percurso de formação permanente dos educadores, na perspectiva de buscar à superação da dicotomia entre teoria e prática e a partir das vivências e da escuta no contexto da escola. É necessário envolver toda a comunidade escolar, com a participação crítica e contextualizada de cada sujeito. O currículo precisa fazer sentido, individualmente e coletivamente na vida dos sujeitos. No caso da Arte, se faz necessário torná-la um lugar, um ato de fala, de expressão da cultura. O objetivo desta pesquisa é construir um currículo de Arte contra hegemônico para a cidade de Benevides: Berço da Liberdade no Pará, com a identidade histórica e cultural desse município. Nesta construção o percurso metodológico inicia-se pela pesquisa documental e levantamento bibliográfico Para fortalecer o sentido democrático da construção do currículo, todo o processo se dará em Rodas de Conversa. O “lócus” da pesquisa será o Município de Benevides/PA conhecido como " O Berço da Liberdade". Na Análise Crítica do Discurso, o próprio discurso é uma forma de ação social, realizando um trabalho ideológico e histórico. A relação entre texto e sociedade é mediada, sendo interpretativa e explanatória. Nesta pesquisa será analisada a cognição pessoal e social. A análise e interpretação de dados já recolhidos serão o ponto de partida da construção do currículo. Os dados foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação da Roda de Conversa, seguindo orientações contidas em um questionário, dialogados ao longo das Rodas de Conversa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5520_TB374_22102025092107.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILENE SODRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCILENE" "autor_email" => "franci_sodre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }