Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AUTOARGUMENTAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A autoargumentação consiste no metaprocesso em que o mesmo indivíduo formula um argumento, antecipa possíveis objeções e a elas responde, sendo um marco central no desenvolvimento do pensamento reflexivo dos indivíduos. Esta pesquisa objetivou explorar possíveis diferenças existentes entre as autoargumentações geradas por uma professora e uma estagiária. O procedimento analítico consistiu na unidade triádica: argumento (ponto de vista e justificativa), contra-argumento e resposta. Os dados consistiram em transcrições de videorregistros de nove aulas de história do sétimo ano de um colégio público federal. Foram observadas autoargumentações em 90% das aulas. A professora gerou muito mais autoargumentações do que a estagiária, tanto em termos absolutos quanto em relação ao conteúdo da aula, e essas ocorrências dependeram do arranjo entre quem lecionou a aula. Este processo reflexivo emergiu em sua maioria de perguntas que elas mesmas faziam. Observou-se também que a professora frequentemente reviu sua proposição inicial (25%) e incorporou elementos da oposição antecipada às suas proposições (50%), enquanto que a estagiária buscava elementos que restringiam as suas próprias proposições. Na discussão dos resultados, considera-se a possibilidade de que este mecanismo de construção de conhecimento e reflexão seria mais frequente caso a argumentação seja deliberadamente implantada em sala de aula.

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