Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124942
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 387
    "inscrito_id" => 5161
    "titulo" => "PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A questão central deste trabalho é refletir acerca do papel dos pais na educação escolar de seus filhos, considerando as complexas interações entre os contextos familiar e escolar. Alicerçado em uma perspectiva psicopedagógica, o estudo busca compreender os desafios inerentes à interação família-escola e destacar a importância da parceria entre ambos para o desenvolvimento integral do aluno. A psicopedagogia, enquanto ciência que investiga os processos cognitivos relacionados à aprendizagem, fornece o arcabouço teórico para a análise das problemáticas e hipóteses levantadas. Este estudo parte da necessidade de investigar o papel dos pais na educação escolar dos filhos, analisando a influência mútua entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa focaliza aspectos cruciais dessa interação, buscando compreender a dinâmica entre os contextos familiar e escolar e refletir sobre as implicações dessa relação para a educação e a escolarização das crianças. A pesquisa, embasada em revisão bibliográfica e nos estudos de autores como Ackerman (1986), Beauclair (2009), Bossa (2007), Scoz (1992) e Tiba (1998), entre outros, aponta que os desafios educacionais são multifatoriais. A sinergia entre a família e a escola demonstra ser um fator determinante para o sucesso educacional. Essa colaboração proporciona um ambiente enriquecedor que favorece o desenvolvimento integral da criança, impactando positivamente sua formação completa, incluindo o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e a preparação para a vida adulta. Os resultados demonstram a importância de uma abordagem integrada que considera a família como parceira fundamental no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5161_TB387_29102025193648.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉSSIA OTÁVIA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KÉSSIA OTÁVIA"
    "autor_email" => "kessiaotavia97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124942
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 387
    "inscrito_id" => 5161
    "titulo" => "PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A questão central deste trabalho é refletir acerca do papel dos pais na educação escolar de seus filhos, considerando as complexas interações entre os contextos familiar e escolar. Alicerçado em uma perspectiva psicopedagógica, o estudo busca compreender os desafios inerentes à interação família-escola e destacar a importância da parceria entre ambos para o desenvolvimento integral do aluno. A psicopedagogia, enquanto ciência que investiga os processos cognitivos relacionados à aprendizagem, fornece o arcabouço teórico para a análise das problemáticas e hipóteses levantadas. Este estudo parte da necessidade de investigar o papel dos pais na educação escolar dos filhos, analisando a influência mútua entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa focaliza aspectos cruciais dessa interação, buscando compreender a dinâmica entre os contextos familiar e escolar e refletir sobre as implicações dessa relação para a educação e a escolarização das crianças. A pesquisa, embasada em revisão bibliográfica e nos estudos de autores como Ackerman (1986), Beauclair (2009), Bossa (2007), Scoz (1992) e Tiba (1998), entre outros, aponta que os desafios educacionais são multifatoriais. A sinergia entre a família e a escola demonstra ser um fator determinante para o sucesso educacional. Essa colaboração proporciona um ambiente enriquecedor que favorece o desenvolvimento integral da criança, impactando positivamente sua formação completa, incluindo o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e a preparação para a vida adulta. Os resultados demonstram a importância de uma abordagem integrada que considera a família como parceira fundamental no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5161_TB387_29102025193648.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉSSIA OTÁVIA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KÉSSIA OTÁVIA"
    "autor_email" => "kessiaotavia97@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A questão central deste trabalho é refletir acerca do papel dos pais na educação escolar de seus filhos, considerando as complexas interações entre os contextos familiar e escolar. Alicerçado em uma perspectiva psicopedagógica, o estudo busca compreender os desafios inerentes à interação família-escola e destacar a importância da parceria entre ambos para o desenvolvimento integral do aluno. A psicopedagogia, enquanto ciência que investiga os processos cognitivos relacionados à aprendizagem, fornece o arcabouço teórico para a análise das problemáticas e hipóteses levantadas. Este estudo parte da necessidade de investigar o papel dos pais na educação escolar dos filhos, analisando a influência mútua entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa focaliza aspectos cruciais dessa interação, buscando compreender a dinâmica entre os contextos familiar e escolar e refletir sobre as implicações dessa relação para a educação e a escolarização das crianças. A pesquisa, embasada em revisão bibliográfica e nos estudos de autores como Ackerman (1986), Beauclair (2009), Bossa (2007), Scoz (1992) e Tiba (1998), entre outros, aponta que os desafios educacionais são multifatoriais. A sinergia entre a família e a escola demonstra ser um fator determinante para o sucesso educacional. Essa colaboração proporciona um ambiente enriquecedor que favorece o desenvolvimento integral da criança, impactando positivamente sua formação completa, incluindo o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e a preparação para a vida adulta. Os resultados demonstram a importância de uma abordagem integrada que considera a família como parceira fundamental no processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.