PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124942 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 5161 "titulo" => "PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "A questão central deste trabalho é refletir acerca do papel dos pais na educação escolar de seus filhos, considerando as complexas interações entre os contextos familiar e escolar. Alicerçado em uma perspectiva psicopedagógica, o estudo busca compreender os desafios inerentes à interação família-escola e destacar a importância da parceria entre ambos para o desenvolvimento integral do aluno. A psicopedagogia, enquanto ciência que investiga os processos cognitivos relacionados à aprendizagem, fornece o arcabouço teórico para a análise das problemáticas e hipóteses levantadas. Este estudo parte da necessidade de investigar o papel dos pais na educação escolar dos filhos, analisando a influência mútua entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa focaliza aspectos cruciais dessa interação, buscando compreender a dinâmica entre os contextos familiar e escolar e refletir sobre as implicações dessa relação para a educação e a escolarização das crianças. A pesquisa, embasada em revisão bibliográfica e nos estudos de autores como Ackerman (1986), Beauclair (2009), Bossa (2007), Scoz (1992) e Tiba (1998), entre outros, aponta que os desafios educacionais são multifatoriais. A sinergia entre a família e a escola demonstra ser um fator determinante para o sucesso educacional. Essa colaboração proporciona um ambiente enriquecedor que favorece o desenvolvimento integral da criança, impactando positivamente sua formação completa, incluindo o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e a preparação para a vida adulta. Os resultados demonstram a importância de uma abordagem integrada que considera a família como parceira fundamental no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5161_TB387_29102025193648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉSSIA OTÁVIA ROCHA SILVA" "autor_nome_curto" => "KÉSSIA OTÁVIA" "autor_email" => "kessiaotavia97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124942 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 5161 "titulo" => "PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DE SEUS FILHOS: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA" "resumo" => "A questão central deste trabalho é refletir acerca do papel dos pais na educação escolar de seus filhos, considerando as complexas interações entre os contextos familiar e escolar. Alicerçado em uma perspectiva psicopedagógica, o estudo busca compreender os desafios inerentes à interação família-escola e destacar a importância da parceria entre ambos para o desenvolvimento integral do aluno. A psicopedagogia, enquanto ciência que investiga os processos cognitivos relacionados à aprendizagem, fornece o arcabouço teórico para a análise das problemáticas e hipóteses levantadas. Este estudo parte da necessidade de investigar o papel dos pais na educação escolar dos filhos, analisando a influência mútua entre família e escola no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa focaliza aspectos cruciais dessa interação, buscando compreender a dinâmica entre os contextos familiar e escolar e refletir sobre as implicações dessa relação para a educação e a escolarização das crianças. A pesquisa, embasada em revisão bibliográfica e nos estudos de autores como Ackerman (1986), Beauclair (2009), Bossa (2007), Scoz (1992) e Tiba (1998), entre outros, aponta que os desafios educacionais são multifatoriais. A sinergia entre a família e a escola demonstra ser um fator determinante para o sucesso educacional. Essa colaboração proporciona um ambiente enriquecedor que favorece o desenvolvimento integral da criança, impactando positivamente sua formação completa, incluindo o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e a preparação para a vida adulta. Os resultados demonstram a importância de uma abordagem integrada que considera a família como parceira fundamental no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5161_TB387_29102025193648.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉSSIA OTÁVIA ROCHA SILVA" "autor_nome_curto" => "KÉSSIA OTÁVIA" "autor_email" => "kessiaotavia97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }