EXPLORANDO O CORPO HUMANO: OS SENTIDOS QUE CONECTAM NOSSA EXPERIÊNCIA AO MUNDO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124944 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 3146 "titulo" => "EXPLORANDO O CORPO HUMANO: OS SENTIDOS QUE CONECTAM NOSSA EXPERIÊNCIA AO MUNDO" "resumo" => "Compreender o corpo humano é essencial para reconhecer não apenas sua biologia interna, mas também como interagimos com o mundo. Nesse contexto, o projeto didático foi elaborado para ensinar a anatomia e a fisiologia dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade dos alunos acerca da relevância dessas funções em sua rotina. Diante disso, o projeto buscou por meio de atividades práticas, experimentos interativos e discussões em grupo, incentivarem os alunos a investigar como cada sentido afeta sua percepção do mundo. Essa abordagem interdisciplinar permite integrar conhecimentos da biologia, da psicologia e das ciências sociais, além de explorar as conexões entre os sentidos e a experiência humana, enfatizando a influência dos fatores emocionais, enriquecendo a percepção que os alunos têm de si mesmos e do mundo que os rodeia. A metodologias dessa pesquisa classifica-se como qualitativa e descritiva, uma vez que se baseia nas experiências e relatos dos envolvidos, onde foi desenvolvido práticas sobre cada sentido, para a turma do 7º ano, na escola E. F. Domingos Perdigão, promovendo uma compreensão aprofundada dos cinco sentidos e ressaltando a eficácia de metodologias práticas e interativas no ambiente educacional. A experiência demonstrou que o aprendizado baseado em vivências não apenas estimula o engajamento, mas também incentiva reflexões críticas, habilidades colaborativas e a valorização das conexões entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3146_TB390_28102025183413.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALIA BRAGA NUNES" "autor_nome_curto" => "THALIA" "autor_email" => "thaliabnunes@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124944 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 3146 "titulo" => "EXPLORANDO O CORPO HUMANO: OS SENTIDOS QUE CONECTAM NOSSA EXPERIÊNCIA AO MUNDO" "resumo" => "Compreender o corpo humano é essencial para reconhecer não apenas sua biologia interna, mas também como interagimos com o mundo. Nesse contexto, o projeto didático foi elaborado para ensinar a anatomia e a fisiologia dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), ao mesmo tempo em que desperta a curiosidade dos alunos acerca da relevância dessas funções em sua rotina. Diante disso, o projeto buscou por meio de atividades práticas, experimentos interativos e discussões em grupo, incentivarem os alunos a investigar como cada sentido afeta sua percepção do mundo. Essa abordagem interdisciplinar permite integrar conhecimentos da biologia, da psicologia e das ciências sociais, além de explorar as conexões entre os sentidos e a experiência humana, enfatizando a influência dos fatores emocionais, enriquecendo a percepção que os alunos têm de si mesmos e do mundo que os rodeia. A metodologias dessa pesquisa classifica-se como qualitativa e descritiva, uma vez que se baseia nas experiências e relatos dos envolvidos, onde foi desenvolvido práticas sobre cada sentido, para a turma do 7º ano, na escola E. F. Domingos Perdigão, promovendo uma compreensão aprofundada dos cinco sentidos e ressaltando a eficácia de metodologias práticas e interativas no ambiente educacional. A experiência demonstrou que o aprendizado baseado em vivências não apenas estimula o engajamento, mas também incentiva reflexões críticas, habilidades colaborativas e a valorização das conexões entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3146_TB390_28102025183413.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALIA BRAGA NUNES" "autor_nome_curto" => "THALIA" "autor_email" => "thaliabnunes@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }