Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO RACIAL: A EDUCAÇÃO POR MEIO DA CULTURA E NOVAS POSSIBILIDADES PARA A TRANSVERSALIDADE DO ENSINO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124945
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 4569
    "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL: A EDUCAÇÃO POR MEIO DA CULTURA E NOVAS POSSIBILIDADES PARA A TRANSVERSALIDADE DO ENSINO"
    "resumo" => "O letramento ensina os indivíduos a usarem a escrita e a leitura de maneira mais profunda, expandindo a lista de habilidades que são adquiridas para dominar habilidades comunicativas, sociais e interpretativas. O Letramento Racial defende que o racismo deve ser desconstruído e combatido, o que inevitavelmente significa lutar para que todos sejam efetivamente reconhecidos como cidadãos e tenham seus direitos garantidos. Falar de negritude e como é importante tomarmos consciência que somos iguais mesmo com nossas individualidades, muda pessoas, muda a sociedade e muda o mundo. Com isso, o presente trabalho apresentará o desenvolvimento de atividades voltadas ao Letramento Racial (BERND, 1988; CAVALLEIRO, 2001; CRUZ, 2010; PEREIRA & LACERDA, 2019; SABADINI, 2022) em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de ensino de Lago da Pedra, contando com uma abordagem descritiva utilizando métodos qualitativos, bem como uma revisão bibliográfica acerca do tema. Trabalhar essa temática que ainda é desconhecida pelos alunos se mostra um grande desafio, entretanto, este é muito necessário para que a causa seja não só abordada, mas também, compreendida, difundida e defendida. A cultura negra, assim como a sua história estar enraizada no cenário nacional, embora ainda esteja sendo negligenciada a ponto de poucos conhecerem. Grande parte dos alunos não conhecia o tema Letramento Racial e nem sabiam que devia ser estudado na sala de aula, embora alguns alunos já tenham sofrido com atitudes racistas neste ambiente. Vendo que esse assunto pode ser mais abordado não só em sala de aula, mas em todo o âmbito escolar, com livros, músicas, gincanas, debates e dinâmicas, a motivação se deu no intuito de que os alunos entendam como o Letramento Racial é extremante relevante para que atos preconceituosos sejam deixados de lado e assim, tornar uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4569_TB395_19102025114856.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JHON ANDERSON SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Jhon Farias"
    "autor_email" => "jhonandersonfarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124945
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 395
    "inscrito_id" => 4569
    "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL: A EDUCAÇÃO POR MEIO DA CULTURA E NOVAS POSSIBILIDADES PARA A TRANSVERSALIDADE DO ENSINO"
    "resumo" => "O letramento ensina os indivíduos a usarem a escrita e a leitura de maneira mais profunda, expandindo a lista de habilidades que são adquiridas para dominar habilidades comunicativas, sociais e interpretativas. O Letramento Racial defende que o racismo deve ser desconstruído e combatido, o que inevitavelmente significa lutar para que todos sejam efetivamente reconhecidos como cidadãos e tenham seus direitos garantidos. Falar de negritude e como é importante tomarmos consciência que somos iguais mesmo com nossas individualidades, muda pessoas, muda a sociedade e muda o mundo. Com isso, o presente trabalho apresentará o desenvolvimento de atividades voltadas ao Letramento Racial (BERND, 1988; CAVALLEIRO, 2001; CRUZ, 2010; PEREIRA & LACERDA, 2019; SABADINI, 2022) em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de ensino de Lago da Pedra, contando com uma abordagem descritiva utilizando métodos qualitativos, bem como uma revisão bibliográfica acerca do tema. Trabalhar essa temática que ainda é desconhecida pelos alunos se mostra um grande desafio, entretanto, este é muito necessário para que a causa seja não só abordada, mas também, compreendida, difundida e defendida. A cultura negra, assim como a sua história estar enraizada no cenário nacional, embora ainda esteja sendo negligenciada a ponto de poucos conhecerem. Grande parte dos alunos não conhecia o tema Letramento Racial e nem sabiam que devia ser estudado na sala de aula, embora alguns alunos já tenham sofrido com atitudes racistas neste ambiente. Vendo que esse assunto pode ser mais abordado não só em sala de aula, mas em todo o âmbito escolar, com livros, músicas, gincanas, debates e dinâmicas, a motivação se deu no intuito de que os alunos entendam como o Letramento Racial é extremante relevante para que atos preconceituosos sejam deixados de lado e assim, tornar uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4569_TB395_19102025114856.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO JHON ANDERSON SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Jhon Farias"
    "autor_email" => "jhonandersonfarias@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O letramento ensina os indivíduos a usarem a escrita e a leitura de maneira mais profunda, expandindo a lista de habilidades que são adquiridas para dominar habilidades comunicativas, sociais e interpretativas. O Letramento Racial defende que o racismo deve ser desconstruído e combatido, o que inevitavelmente significa lutar para que todos sejam efetivamente reconhecidos como cidadãos e tenham seus direitos garantidos. Falar de negritude e como é importante tomarmos consciência que somos iguais mesmo com nossas individualidades, muda pessoas, muda a sociedade e muda o mundo. Com isso, o presente trabalho apresentará o desenvolvimento de atividades voltadas ao Letramento Racial (BERND, 1988; CAVALLEIRO, 2001; CRUZ, 2010; PEREIRA & LACERDA, 2019; SABADINI, 2022) em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de ensino de Lago da Pedra, contando com uma abordagem descritiva utilizando métodos qualitativos, bem como uma revisão bibliográfica acerca do tema. Trabalhar essa temática que ainda é desconhecida pelos alunos se mostra um grande desafio, entretanto, este é muito necessário para que a causa seja não só abordada, mas também, compreendida, difundida e defendida. A cultura negra, assim como a sua história estar enraizada no cenário nacional, embora ainda esteja sendo negligenciada a ponto de poucos conhecerem. Grande parte dos alunos não conhecia o tema Letramento Racial e nem sabiam que devia ser estudado na sala de aula, embora alguns alunos já tenham sofrido com atitudes racistas neste ambiente. Vendo que esse assunto pode ser mais abordado não só em sala de aula, mas em todo o âmbito escolar, com livros, músicas, gincanas, debates e dinâmicas, a motivação se deu no intuito de que os alunos entendam como o Letramento Racial é extremante relevante para que atos preconceituosos sejam deixados de lado e assim, tornar uma sociedade mais justa e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.