EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PARFOR EQUIDADE EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124950 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PARFOR EQUIDADE EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS" "resumo" => "A implementação do curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva na Universidade Federal de Rondonópolis configura-se como uma experiência acadêmica inovadora na formação de professores para atuar na educação inclusiva. O presente relato visa a refletir sobre o processo de criação do curso, que atende às diretrizes da Resolução CNE/CP nº 2/2019 e ao Edital CAPES nº 23/2023, PARFOR Equidade, para qualificar docentes da rede pública para o trabalho com estudantes público-alvo da educação especial. A metodologia adotada é a qualitativa, descritiva, e discute a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, utilizando práticas pedagógicas presenciais e mediadas por tecnologias digitais. Fundamentado em autores como Mantoan (2006), Mantoan e Lanuti (2022) e Mittler (2003), entre outros, o relato enfatiza a construção de práticas pedagógicas inclusivas e a ressignificação do papel do professor na promoção da acessibilidade educacional. A experiência revela desafios na adequação curricular, na formação docente para atuação interdisciplinar e no desenvolvimento de materiais acessíveis. Contudo, observa-se como resultado preliminar a ampliação da percepção dos licenciandos sobre inclusão e a qualificação profissional alinhada às políticas educacionais, como o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso (2021) e o Plano Nacional de Educação (2014). A continuidade da experiência dependerá da avaliação constante do curso e da adaptação às necessidades emergentes da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID166_TB406_14102025103642.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES" "autor_nome_curto" => "ANTONIO MORAES" "autor_email" => "antonio.moraes@ufr.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124950 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 406 "inscrito_id" => 166 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PARFOR EQUIDADE EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS" "resumo" => "A implementação do curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva na Universidade Federal de Rondonópolis configura-se como uma experiência acadêmica inovadora na formação de professores para atuar na educação inclusiva. O presente relato visa a refletir sobre o processo de criação do curso, que atende às diretrizes da Resolução CNE/CP nº 2/2019 e ao Edital CAPES nº 23/2023, PARFOR Equidade, para qualificar docentes da rede pública para o trabalho com estudantes público-alvo da educação especial. A metodologia adotada é a qualitativa, descritiva, e discute a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, utilizando práticas pedagógicas presenciais e mediadas por tecnologias digitais. Fundamentado em autores como Mantoan (2006), Mantoan e Lanuti (2022) e Mittler (2003), entre outros, o relato enfatiza a construção de práticas pedagógicas inclusivas e a ressignificação do papel do professor na promoção da acessibilidade educacional. A experiência revela desafios na adequação curricular, na formação docente para atuação interdisciplinar e no desenvolvimento de materiais acessíveis. Contudo, observa-se como resultado preliminar a ampliação da percepção dos licenciandos sobre inclusão e a qualificação profissional alinhada às políticas educacionais, como o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso (2021) e o Plano Nacional de Educação (2014). A continuidade da experiência dependerá da avaliação constante do curso e da adaptação às necessidades emergentes da educação inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID166_TB406_14102025103642.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO HENRIQUE COUTELO DE MORAES" "autor_nome_curto" => "ANTONIO MORAES" "autor_email" => "antonio.moraes@ufr.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }