Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PARFOR EQUIDADE EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA CIDADE DE RONDONÓPOLIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A implementação do curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva na Universidade Federal de Rondonópolis configura-se como uma experiência acadêmica inovadora na formação de professores para atuar na educação inclusiva. O presente relato visa a refletir sobre o processo de criação do curso, que atende às diretrizes da Resolução CNE/CP nº 2/2019 e ao Edital CAPES nº 23/2023, PARFOR Equidade, para qualificar docentes da rede pública para o trabalho com estudantes público-alvo da educação especial. A metodologia adotada é a qualitativa, descritiva, e discute a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, utilizando práticas pedagógicas presenciais e mediadas por tecnologias digitais. Fundamentado em autores como Mantoan (2006), Mantoan e Lanuti (2022) e Mittler (2003), entre outros, o relato enfatiza a construção de práticas pedagógicas inclusivas e a ressignificação do papel do professor na promoção da acessibilidade educacional. A experiência revela desafios na adequação curricular, na formação docente para atuação interdisciplinar e no desenvolvimento de materiais acessíveis. Contudo, observa-se como resultado preliminar a ampliação da percepção dos licenciandos sobre inclusão e a qualificação profissional alinhada às políticas educacionais, como o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso (2021) e o Plano Nacional de Educação (2014). A continuidade da experiência dependerá da avaliação constante do curso e da adaptação às necessidades emergentes da educação inclusiva.

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