PIBID: IMPLEMENTAÇÃO E TRAJETÓRIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA – UEG- UNIDADE GOIANÉSIA-GO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124955 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 4767 "titulo" => "PIBID: IMPLEMENTAÇÃO E TRAJETÓRIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA – UEG- UNIDADE GOIANÉSIA-GO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizado na UEG - Unidade Goianésia de novembro de 2022 a abril 2024, primeira experiência na unidade, e segunda edição 2024 a 2026, vem demonstrando ser um importante meio de formação para os acadêmicos do curso de Pedagogia. Estar no ambiente escolar, participando do processo educativo em concomitância com as atividades acadêmicas é uma atividade desafiadora que requer tempo, disponibilidade, sobretudo exige disciplina. O presente estudo tem o objetivo, descrever e analisar o percurso do PIBID no curso de Pedagogia da UEG – Unidade/Goianésia, por intermédio do subprojeto “Pedagogia”. Como aporte teórico, busca-se Freire (1987) para discutir a práxis pedagógica, Tardif (2004) em que traz a discussão sobre as experiências vividas no futuro ambiente de trabalho, Pimenta (2000) que aborda sobre os saberes pedagógicos e por fim Saviani (2009) com a formação de professores. Teóricos que discutem a educação em uma perspectiva crítica, reflexiva da educação formal. A metodologia adotada é de cunho qualitativo que nos permite não só descrever, mas analisar as estratégias de implementação do programa, assim como a formação inicial dos acadêmicos pibidianos em contato com a escola. Concluímos, a priori, que o programa PIBID é uma oportunidade de inserção do acadêmico bolsista na escola campo, o que oportuniza a realizar a vivencia no espaço educativo, sob a supervisão de professores com experencia acadêmica o que viabiliza reflexões críticas sobre o processo de formação reafirmando a parceria Universidade e escolas de educação básica. Nesse sentido, o programa tem apontado resultados não só quantitativos, mas, sobretudo qualitativos. Formando, refletindo e vivenciando a indissociabilidade da teoria-prática na formação dos acadêmicos e de toda a equipe do PIBID, e em contrapartida o programa oferece ações e práticas pedagógicas no contexto da escola campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4767_TB412_30102025210811.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE GOMES AVELAR BERNARDES" "autor_nome_curto" => "GISELE" "autor_email" => "gisele.bernardes@ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124955 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 4767 "titulo" => "PIBID: IMPLEMENTAÇÃO E TRAJETÓRIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA – UEG- UNIDADE GOIANÉSIA-GO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizado na UEG - Unidade Goianésia de novembro de 2022 a abril 2024, primeira experiência na unidade, e segunda edição 2024 a 2026, vem demonstrando ser um importante meio de formação para os acadêmicos do curso de Pedagogia. Estar no ambiente escolar, participando do processo educativo em concomitância com as atividades acadêmicas é uma atividade desafiadora que requer tempo, disponibilidade, sobretudo exige disciplina. O presente estudo tem o objetivo, descrever e analisar o percurso do PIBID no curso de Pedagogia da UEG – Unidade/Goianésia, por intermédio do subprojeto “Pedagogia”. Como aporte teórico, busca-se Freire (1987) para discutir a práxis pedagógica, Tardif (2004) em que traz a discussão sobre as experiências vividas no futuro ambiente de trabalho, Pimenta (2000) que aborda sobre os saberes pedagógicos e por fim Saviani (2009) com a formação de professores. Teóricos que discutem a educação em uma perspectiva crítica, reflexiva da educação formal. A metodologia adotada é de cunho qualitativo que nos permite não só descrever, mas analisar as estratégias de implementação do programa, assim como a formação inicial dos acadêmicos pibidianos em contato com a escola. Concluímos, a priori, que o programa PIBID é uma oportunidade de inserção do acadêmico bolsista na escola campo, o que oportuniza a realizar a vivencia no espaço educativo, sob a supervisão de professores com experencia acadêmica o que viabiliza reflexões críticas sobre o processo de formação reafirmando a parceria Universidade e escolas de educação básica. Nesse sentido, o programa tem apontado resultados não só quantitativos, mas, sobretudo qualitativos. Formando, refletindo e vivenciando a indissociabilidade da teoria-prática na formação dos acadêmicos e de toda a equipe do PIBID, e em contrapartida o programa oferece ações e práticas pedagógicas no contexto da escola campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4767_TB412_30102025210811.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE GOMES AVELAR BERNARDES" "autor_nome_curto" => "GISELE" "autor_email" => "gisele.bernardes@ueg.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }