Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID: IMPLEMENTAÇÃO E TRAJETÓRIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA – UEG- UNIDADE GOIANÉSIA-GO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), realizado na UEG - Unidade Goianésia de novembro de 2022 a abril 2024, primeira experiência na unidade, e segunda edição 2024 a 2026, vem demonstrando ser um importante meio de formação para os acadêmicos do curso de Pedagogia. Estar no ambiente escolar, participando do processo educativo em concomitância com as atividades acadêmicas é uma atividade desafiadora que requer tempo, disponibilidade, sobretudo exige disciplina. O presente estudo tem o objetivo, descrever e analisar o percurso do PIBID no curso de Pedagogia da UEG – Unidade/Goianésia, por intermédio do subprojeto “Pedagogia”. Como aporte teórico, busca-se Freire (1987) para discutir a práxis pedagógica, Tardif (2004) em que traz a discussão sobre as experiências vividas no futuro ambiente de trabalho, Pimenta (2000) que aborda sobre os saberes pedagógicos e por fim Saviani (2009) com a formação de professores. Teóricos que discutem a educação em uma perspectiva crítica, reflexiva da educação formal. A metodologia adotada é de cunho qualitativo que nos permite não só descrever, mas analisar as estratégias de implementação do programa, assim como a formação inicial dos acadêmicos pibidianos em contato com a escola. Concluímos, a priori, que o programa PIBID é uma oportunidade de inserção do acadêmico bolsista na escola campo, o que oportuniza a realizar a vivencia no espaço educativo, sob a supervisão de professores com experencia acadêmica o que viabiliza reflexões críticas sobre o processo de formação reafirmando a parceria Universidade e escolas de educação básica. Nesse sentido, o programa tem apontado resultados não só quantitativos, mas, sobretudo qualitativos. Formando, refletindo e vivenciando a indissociabilidade da teoria-prática na formação dos acadêmicos e de toda a equipe do PIBID, e em contrapartida o programa oferece ações e práticas pedagógicas no contexto da escola campo.

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