Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO AUTISTA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA REGULAR.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de alunos autistas é um desafio recorrente para professores nas salas de aula regulares. Com o crescente número de diagnósticos, a educação inclusiva é a chave para que o direito à aprendizagem seja garantido a todos os discentes. Para isso, este estudo tem como objetivo apresentar os desafios e resultados de um aluno autista matriculado no 2° ano do ciclo de alfabetização na Escola Manoel Delmiro Ferreira, Sossêgo, PB. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada pela professora da turma durante o período letivo de 2024. Os dados se deram através de observações, avaliações processuais e vivências no cotidiano escolar. Mediante o exposto, concluiu-se que o uso de jogos educativos, metodologias ativas, materiais concretos e recursos lúdicos possibilitou ao aluno progredir na leitura e escrita e compreender o letramento matemático. Além disso, essas metodologias também contribuíram para estimular a socialização e construção de vínculos afetivos, a autonomia, autoestima, senso de pertencimento e de responsabilidade. Para respaldar a pesquisa, baseou-se em documentos legais e nos princípios que norteiam a prática inclusiva, bem como em autores que abordam teorias da aprendizagem e desenvolvimento, ambiente e mediação, importância da parceria entre família e escola, como Vygotsky, Gardner e Bronfenbrenner. Portanto, é fundamental que a inclusão esteja paralela à integração do indivíduo dentro do ambiente escolar, de forma que este desenvolva-se não apenas em seu aspecto puramente acadêmico, mas em sua totalidade, abrangendo dimensões sociais, emocionais e pessoais

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