A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO AUTISTA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA REGULAR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 429 "inscrito_id" => 3315 "titulo" => "A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO AUTISTA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA REGULAR." "resumo" => "A inclusão de alunos autistas é um desafio recorrente para professores nas salas de aula regulares. Com o crescente número de diagnósticos, a educação inclusiva é a chave para que o direito à aprendizagem seja garantido a todos os discentes. Para isso, este estudo tem como objetivo apresentar os desafios e resultados de um aluno autista matriculado no 2° ano do ciclo de alfabetização na Escola Manoel Delmiro Ferreira, Sossêgo, PB. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada pela professora da turma durante o período letivo de 2024. Os dados se deram através de observações, avaliações processuais e vivências no cotidiano escolar. Mediante o exposto, concluiu-se que o uso de jogos educativos, metodologias ativas, materiais concretos e recursos lúdicos possibilitou ao aluno progredir na leitura e escrita e compreender o letramento matemático. Além disso, essas metodologias também contribuíram para estimular a socialização e construção de vínculos afetivos, a autonomia, autoestima, senso de pertencimento e de responsabilidade. Para respaldar a pesquisa, baseou-se em documentos legais e nos princípios que norteiam a prática inclusiva, bem como em autores que abordam teorias da aprendizagem e desenvolvimento, ambiente e mediação, importância da parceria entre família e escola, como Vygotsky, Gardner e Bronfenbrenner. Portanto, é fundamental que a inclusão esteja paralela à integração do indivíduo dentro do ambiente escolar, de forma que este desenvolva-se não apenas em seu aspecto puramente acadêmico, mas em sua totalidade, abrangendo dimensões sociais, emocionais e pessoais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3315_TB429_29102025210307.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER GABRIELA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "esterdantas777@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124965 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 429 "inscrito_id" => 3315 "titulo" => "A INCLUSÃO ESCOLAR DE UM ALUNO AUTISTA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA REGULAR." "resumo" => "A inclusão de alunos autistas é um desafio recorrente para professores nas salas de aula regulares. Com o crescente número de diagnósticos, a educação inclusiva é a chave para que o direito à aprendizagem seja garantido a todos os discentes. Para isso, este estudo tem como objetivo apresentar os desafios e resultados de um aluno autista matriculado no 2° ano do ciclo de alfabetização na Escola Manoel Delmiro Ferreira, Sossêgo, PB. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada pela professora da turma durante o período letivo de 2024. Os dados se deram através de observações, avaliações processuais e vivências no cotidiano escolar. Mediante o exposto, concluiu-se que o uso de jogos educativos, metodologias ativas, materiais concretos e recursos lúdicos possibilitou ao aluno progredir na leitura e escrita e compreender o letramento matemático. Além disso, essas metodologias também contribuíram para estimular a socialização e construção de vínculos afetivos, a autonomia, autoestima, senso de pertencimento e de responsabilidade. Para respaldar a pesquisa, baseou-se em documentos legais e nos princípios que norteiam a prática inclusiva, bem como em autores que abordam teorias da aprendizagem e desenvolvimento, ambiente e mediação, importância da parceria entre família e escola, como Vygotsky, Gardner e Bronfenbrenner. Portanto, é fundamental que a inclusão esteja paralela à integração do indivíduo dentro do ambiente escolar, de forma que este desenvolva-se não apenas em seu aspecto puramente acadêmico, mas em sua totalidade, abrangendo dimensões sociais, emocionais e pessoais" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3315_TB429_29102025210307.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTER GABRIELA DA SILVA DANTAS" "autor_nome_curto" => "ESTER" "autor_email" => "esterdantas777@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }