Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

"DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS: OS IMPACTOS DA RESIDÊNCIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS HUMANAS NA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 124978
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 6058
    "titulo" => ""DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS: OS IMPACTOS DA RESIDÊNCIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS HUMANAS NA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO”"
    "resumo" => "A residência educacional tem se consolidado como uma estratégia inovadora na formação inicial dos estudantes de licenciatura da Faculdade SESI de Educação. A imersão dos licenciados no cotidiano escolar, desde o início da graduação, proporciona uma nova significação para relação entre teoria e prática. Este trabalho investiga os impactos desse modelo de residência na formação de futuros professores de Ciências Humanas que são formados pelo SESI numa perspectiva interdisciplinar. Apresenta uma análise crítica dos efeitos da residência educacional a partir dos encontros de orientação realizados com os licenciandos pelo autor proponente do artigo, pelos relatos dos próprios estudantes residentes e pelas percepções dos professores de referência das escolas parceiras que recebem os residentes. De modo geral, evidencia-se desde cedo na trajetória formativa desses estudantes, avanços na constituição de uma práxis docente referenciada nas observações e vivências das mais variadas concepções de aprendizagem que subjazem as práticas de seus professores de referência, bem como essas concepções reverberam diretamente no ensino através da opção por determinadas metodologias e seleção de estratégias. Essas observações e vivências proporcionadas pela residência qualifica melhor a formação inicial, entregando ao final do processo novos profissionais mais familiarizados com a dinâmica escolar e mais confiantes e críticos para o exercício da docência"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6058_TB462_24102025160713.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURICIO COLENGHI FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MAURICIO"
    "autor_email" => "colenghi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 124978
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 462
    "inscrito_id" => 6058
    "titulo" => ""DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS: OS IMPACTOS DA RESIDÊNCIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS HUMANAS NA FACULDADE SESI DE EDUCAÇÃO”"
    "resumo" => "A residência educacional tem se consolidado como uma estratégia inovadora na formação inicial dos estudantes de licenciatura da Faculdade SESI de Educação. A imersão dos licenciados no cotidiano escolar, desde o início da graduação, proporciona uma nova significação para relação entre teoria e prática. Este trabalho investiga os impactos desse modelo de residência na formação de futuros professores de Ciências Humanas que são formados pelo SESI numa perspectiva interdisciplinar. Apresenta uma análise crítica dos efeitos da residência educacional a partir dos encontros de orientação realizados com os licenciandos pelo autor proponente do artigo, pelos relatos dos próprios estudantes residentes e pelas percepções dos professores de referência das escolas parceiras que recebem os residentes. De modo geral, evidencia-se desde cedo na trajetória formativa desses estudantes, avanços na constituição de uma práxis docente referenciada nas observações e vivências das mais variadas concepções de aprendizagem que subjazem as práticas de seus professores de referência, bem como essas concepções reverberam diretamente no ensino através da opção por determinadas metodologias e seleção de estratégias. Essas observações e vivências proporcionadas pela residência qualifica melhor a formação inicial, entregando ao final do processo novos profissionais mais familiarizados com a dinâmica escolar e mais confiantes e críticos para o exercício da docência"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6058_TB462_24102025160713.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURICIO COLENGHI FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MAURICIO"
    "autor_email" => "colenghi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A residência educacional tem se consolidado como uma estratégia inovadora na formação inicial dos estudantes de licenciatura da Faculdade SESI de Educação. A imersão dos licenciados no cotidiano escolar, desde o início da graduação, proporciona uma nova significação para relação entre teoria e prática. Este trabalho investiga os impactos desse modelo de residência na formação de futuros professores de Ciências Humanas que são formados pelo SESI numa perspectiva interdisciplinar. Apresenta uma análise crítica dos efeitos da residência educacional a partir dos encontros de orientação realizados com os licenciandos pelo autor proponente do artigo, pelos relatos dos próprios estudantes residentes e pelas percepções dos professores de referência das escolas parceiras que recebem os residentes. De modo geral, evidencia-se desde cedo na trajetória formativa desses estudantes, avanços na constituição de uma práxis docente referenciada nas observações e vivências das mais variadas concepções de aprendizagem que subjazem as práticas de seus professores de referência, bem como essas concepções reverberam diretamente no ensino através da opção por determinadas metodologias e seleção de estratégias. Essas observações e vivências proporcionadas pela residência qualifica melhor a formação inicial, entregando ao final do processo novos profissionais mais familiarizados com a dinâmica escolar e mais confiantes e críticos para o exercício da docência

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.