FABRICAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE GEOMETRIA NO 5º ANO: PROJETOS COM TINKERCAD
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => "FABRICAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE GEOMETRIA NO 5º ANO: PROJETOS COM TINKERCAD" "resumo" => "Desde 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere o uso de softwares para o Ensino de Geometria. Por isso, é preciso investir em propostas de intervenção que possibilitem a inserção de recursos digitais nas aulas de matemática. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o software Tinkercad pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de geometria do 5° ano em uma escola pública, no interior da Bahia. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida com base no construcionismo de Seymour Papert, na qual foi realizada uma intervenção de ensino com estudantes do 5° ano do ensino fundamental para propor o ensino e aprendizagem das formas geométricas a partir de Metodologias Ativas, especificamente o desenvolvimento de projetos integrados ao Tinkercad, de modo que os estudantes possam associar a matemática estudada em sala de aula com a realidade cotidiana. Dentro desse contexto, a metodologia usada foi de abordagem qualitativa, do tipo interventiva experimental, na qual os dados foram coletados por meio de instrumentos diagnósticos e entrevistas. Assim, a análise de dados aconteceu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados indicaram avanços na nomeação das formas geométricas e no reconhecimento delas no cotidiano. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2334_TB498_26102025095231.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "Antoniel Neves" "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 498 "inscrito_id" => 2334 "titulo" => "FABRICAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE GEOMETRIA NO 5º ANO: PROJETOS COM TINKERCAD" "resumo" => "Desde 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere o uso de softwares para o Ensino de Geometria. Por isso, é preciso investir em propostas de intervenção que possibilitem a inserção de recursos digitais nas aulas de matemática. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o software Tinkercad pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de geometria do 5° ano em uma escola pública, no interior da Bahia. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida com base no construcionismo de Seymour Papert, na qual foi realizada uma intervenção de ensino com estudantes do 5° ano do ensino fundamental para propor o ensino e aprendizagem das formas geométricas a partir de Metodologias Ativas, especificamente o desenvolvimento de projetos integrados ao Tinkercad, de modo que os estudantes possam associar a matemática estudada em sala de aula com a realidade cotidiana. Dentro desse contexto, a metodologia usada foi de abordagem qualitativa, do tipo interventiva experimental, na qual os dados foram coletados por meio de instrumentos diagnósticos e entrevistas. Assim, a análise de dados aconteceu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados indicaram avanços na nomeação das formas geométricas e no reconhecimento delas no cotidiano. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2334_TB498_26102025095231.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIEL NEVES CRUZ" "autor_nome_curto" => "Antoniel Neves" "autor_email" => "antonielnevescruz@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }