Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FABRICAÇÃO DIGITAL NO ENSINO DE GEOMETRIA NO 5º ANO: PROJETOS COM TINKERCAD

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Desde 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere o uso de softwares para o Ensino de Geometria. Por isso, é preciso investir em propostas de intervenção que possibilitem a inserção de recursos digitais nas aulas de matemática. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma o software Tinkercad pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de geometria do 5° ano em uma escola pública, no interior da Bahia. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida com base no construcionismo de Seymour Papert, na qual foi realizada uma intervenção de ensino com estudantes do 5° ano do ensino fundamental para propor o ensino e aprendizagem das formas geométricas a partir de Metodologias Ativas, especificamente o desenvolvimento de projetos integrados ao Tinkercad, de modo que os estudantes possam associar a matemática estudada em sala de aula com a realidade cotidiana. Dentro desse contexto, a metodologia usada foi de abordagem qualitativa, do tipo interventiva experimental, na qual os dados foram coletados por meio de instrumentos diagnósticos e entrevistas. Assim, a análise de dados aconteceu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e os resultados indicaram avanços na nomeação das formas geométricas e no reconhecimento delas no cotidiano. resumo deverá ser utilizado no formulário de submissão do trabalho no ato da submissão.

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