A CRÍTICA E A PRODUÇÃO ENTRE CINEMA E PRÁTICAS CORPORAIS: CINEMA CABANO – ANALISE DO FILME “PODER ALÉM DA VIDA”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125000 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 4294 "titulo" => "A CRÍTICA E A PRODUÇÃO ENTRE CINEMA E PRÁTICAS CORPORAIS: CINEMA CABANO – ANALISE DO FILME “PODER ALÉM DA VIDA”" "resumo" => "As relações entre o Cinema e as práticas corporais são históricas e profundamente presentes. Nelas, se apresentam um conjunto axiológico como pano de fundo, não obstante as relações entre os benefícios das práticas corporais em constante conflito com os seus malefícios. A educação, a formação em torno da força e da agilidade, o papel do Estado (inclusive nos conflitos da Guerra Fria, no século XX), do Capital e do mercado nas práticas esportivas, ou até mesmo o conjunto da história de determinada instituição fazem desta relação um par dialético constante. O Projeto Cinema Cabano assim objetivou levantar e catalogar filmes, documentários e curtas que tratem de temas voltados à práticas corporais (jogo/infância, esporte, lutas, ginástica, dança etc.), realizar sessões de cinema no Campus UFPA/Castanhal/Pará, para docentes, discentes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; realizou debates e reflexões em torno dos filmes apresentados nas sessões de cinema, contextualizando as produções e os momentos de exibição; contribuiu com a formação, entre jovens e idosos, pequenos produtores de documentários em torno das temáticas Cinema e Práticas Corporais; e ainda Orientar trabalhos acadêmicos (Trabalhos de Conclusão de Curso) sobre a temática Cinema e Práticas Corporais nos cursos de graduação/formação superior da UFPA/Campus Castanhal. Pinçamos o filme Peaceful Warrior (Poder além da vida), publicado no ano de 2006, sob a direção de Victor Salva, no apresenta Dan Millman, um talentoso ginasta adolescente, que, após sofrer uma grave lesão, busca orientação com o misterioso Sócrates. Juntos, eles exploram caminhos interiores, descobrindo que a verdadeira jornada está além do que os olhos veem e das medalhas conquistadas. Com este filme oportunizou-se o processo de inovação educacional que se deu dando atenção singular aos sujeitos envolvidos. Neste caso, tanto estudantes vinculados aos cursos de formação superior da UFPA/Campus Castanhal – Pará, em especial do Curso de Educação Física fomos capazes de apurar o desenvolvimento de técnicas de arquivo e organização de filmes temáticos sobre práticas corporais; proporcionamos o desenvolvimento e apropriação de técnicas para a apropriação e trabalho crítico com a relação aos filmes e documentários; o desenvolvimento de técnicas de produção de vídeos didáticos e profissionais em seus possíveis formatos (documentários, curtas etc.); a construção de um outro patamar de “consumo” de filmes, documentários, animações, curtas por profissionais, professores pesquisadores, estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; culminando com o entendimento para com o uso das tecnologias educacionais em geral. O olhar materialista histórico dialético, proporcionou construir nexos entre o componente curricular Ginastica e as possibilidades de estudo a cerca do homem, suas particularidades, criticas, politicas e humanidades no contexto educacional, de formação e conquistas pessoais tanto no mercado de trabalho quanto na construção de uma sociedade plena de contradições e prolixtudes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4294_TB508_29102025191146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA VIVI CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatavivi6@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125000 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 4294 "titulo" => "A CRÍTICA E A PRODUÇÃO ENTRE CINEMA E PRÁTICAS CORPORAIS: CINEMA CABANO – ANALISE DO FILME “PODER ALÉM DA VIDA”" "resumo" => "As relações entre o Cinema e as práticas corporais são históricas e profundamente presentes. Nelas, se apresentam um conjunto axiológico como pano de fundo, não obstante as relações entre os benefícios das práticas corporais em constante conflito com os seus malefícios. A educação, a formação em torno da força e da agilidade, o papel do Estado (inclusive nos conflitos da Guerra Fria, no século XX), do Capital e do mercado nas práticas esportivas, ou até mesmo o conjunto da história de determinada instituição fazem desta relação um par dialético constante. O Projeto Cinema Cabano assim objetivou levantar e catalogar filmes, documentários e curtas que tratem de temas voltados à práticas corporais (jogo/infância, esporte, lutas, ginástica, dança etc.), realizar sessões de cinema no Campus UFPA/Castanhal/Pará, para docentes, discentes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; realizou debates e reflexões em torno dos filmes apresentados nas sessões de cinema, contextualizando as produções e os momentos de exibição; contribuiu com a formação, entre jovens e idosos, pequenos produtores de documentários em torno das temáticas Cinema e Práticas Corporais; e ainda Orientar trabalhos acadêmicos (Trabalhos de Conclusão de Curso) sobre a temática Cinema e Práticas Corporais nos cursos de graduação/formação superior da UFPA/Campus Castanhal. Pinçamos o filme Peaceful Warrior (Poder além da vida), publicado no ano de 2006, sob a direção de Victor Salva, no apresenta Dan Millman, um talentoso ginasta adolescente, que, após sofrer uma grave lesão, busca orientação com o misterioso Sócrates. Juntos, eles exploram caminhos interiores, descobrindo que a verdadeira jornada está além do que os olhos veem e das medalhas conquistadas. Com este filme oportunizou-se o processo de inovação educacional que se deu dando atenção singular aos sujeitos envolvidos. Neste caso, tanto estudantes vinculados aos cursos de formação superior da UFPA/Campus Castanhal – Pará, em especial do Curso de Educação Física fomos capazes de apurar o desenvolvimento de técnicas de arquivo e organização de filmes temáticos sobre práticas corporais; proporcionamos o desenvolvimento e apropriação de técnicas para a apropriação e trabalho crítico com a relação aos filmes e documentários; o desenvolvimento de técnicas de produção de vídeos didáticos e profissionais em seus possíveis formatos (documentários, curtas etc.); a construção de um outro patamar de “consumo” de filmes, documentários, animações, curtas por profissionais, professores pesquisadores, estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; culminando com o entendimento para com o uso das tecnologias educacionais em geral. O olhar materialista histórico dialético, proporcionou construir nexos entre o componente curricular Ginastica e as possibilidades de estudo a cerca do homem, suas particularidades, criticas, politicas e humanidades no contexto educacional, de formação e conquistas pessoais tanto no mercado de trabalho quanto na construção de uma sociedade plena de contradições e prolixtudes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4294_TB508_29102025191146.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA VIVI CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatavivi6@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }