Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CRÍTICA E A PRODUÇÃO ENTRE CINEMA E PRÁTICAS CORPORAIS: CINEMA CABANO – ANALISE DO FILME “PODER ALÉM DA VIDA”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125000
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 4294
    "titulo" => "A CRÍTICA E A PRODUÇÃO ENTRE CINEMA E PRÁTICAS CORPORAIS: CINEMA CABANO – ANALISE DO FILME “PODER ALÉM DA VIDA”"
    "resumo" => "As relações entre o Cinema e as práticas corporais são históricas e profundamente presentes. Nelas, se apresentam um conjunto axiológico como pano de fundo, não obstante as relações entre os benefícios das práticas corporais em constante conflito com os seus malefícios. A educação, a formação em torno da força e da agilidade, o papel do Estado (inclusive nos conflitos da Guerra Fria, no século XX), do Capital e do mercado nas práticas esportivas, ou até mesmo o conjunto da história de determinada instituição fazem desta relação um par dialético constante. O Projeto Cinema Cabano assim objetivou levantar e catalogar filmes, documentários e curtas que tratem de temas voltados à práticas corporais (jogo/infância, esporte, lutas, ginástica, dança etc.), realizar sessões de cinema no Campus UFPA/Castanhal/Pará, para docentes, discentes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; realizou debates e reflexões em torno dos filmes apresentados nas sessões de cinema, contextualizando as produções e os momentos de exibição; contribuiu com a formação, entre jovens e idosos, pequenos produtores de documentários em torno das temáticas Cinema e Práticas Corporais; e ainda Orientar trabalhos acadêmicos (Trabalhos de Conclusão de Curso) sobre a temática Cinema e Práticas Corporais nos cursos de graduação/formação superior da UFPA/Campus Castanhal. Pinçamos o filme Peaceful Warrior (Poder além da vida), publicado no ano de 2006, sob a direção de Victor Salva, no apresenta Dan Millman, um talentoso ginasta adolescente, que, após sofrer uma grave lesão, busca orientação com o misterioso Sócrates. Juntos, eles exploram caminhos interiores, descobrindo que a verdadeira jornada está além do que os olhos veem e das medalhas conquistadas. Com este filme oportunizou-se o processo de inovação educacional que se deu dando atenção singular aos sujeitos envolvidos. Neste caso, tanto estudantes vinculados aos cursos de formação superior da UFPA/Campus Castanhal – Pará, em especial do Curso de Educação Física fomos capazes de apurar o desenvolvimento de técnicas de arquivo e organização de filmes temáticos sobre práticas corporais; proporcionamos o desenvolvimento e apropriação de técnicas para a apropriação e trabalho crítico com a relação aos filmes e documentários; o desenvolvimento de técnicas de produção de vídeos didáticos e profissionais em seus possíveis formatos (documentários, curtas etc.); a construção de um outro patamar de “consumo” de filmes, documentários, animações, curtas por profissionais, professores pesquisadores, estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; culminando com o entendimento para com o uso das tecnologias educacionais em geral. O olhar materialista histórico dialético, proporcionou construir nexos entre o componente curricular Ginastica e as possibilidades de estudo a cerca do homem, suas particularidades, criticas, politicas e humanidades no contexto educacional, de formação e conquistas pessoais tanto no mercado de trabalho quanto na construção de uma sociedade plena de contradições e prolixtudes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4294_TB508_29102025191146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA VIVI CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatavivi6@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125000
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 508
    "inscrito_id" => 4294
    "titulo" => "A CRÍTICA E A PRODUÇÃO ENTRE CINEMA E PRÁTICAS CORPORAIS: CINEMA CABANO – ANALISE DO FILME “PODER ALÉM DA VIDA”"
    "resumo" => "As relações entre o Cinema e as práticas corporais são históricas e profundamente presentes. Nelas, se apresentam um conjunto axiológico como pano de fundo, não obstante as relações entre os benefícios das práticas corporais em constante conflito com os seus malefícios. A educação, a formação em torno da força e da agilidade, o papel do Estado (inclusive nos conflitos da Guerra Fria, no século XX), do Capital e do mercado nas práticas esportivas, ou até mesmo o conjunto da história de determinada instituição fazem desta relação um par dialético constante. O Projeto Cinema Cabano assim objetivou levantar e catalogar filmes, documentários e curtas que tratem de temas voltados à práticas corporais (jogo/infância, esporte, lutas, ginástica, dança etc.), realizar sessões de cinema no Campus UFPA/Castanhal/Pará, para docentes, discentes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; realizou debates e reflexões em torno dos filmes apresentados nas sessões de cinema, contextualizando as produções e os momentos de exibição; contribuiu com a formação, entre jovens e idosos, pequenos produtores de documentários em torno das temáticas Cinema e Práticas Corporais; e ainda Orientar trabalhos acadêmicos (Trabalhos de Conclusão de Curso) sobre a temática Cinema e Práticas Corporais nos cursos de graduação/formação superior da UFPA/Campus Castanhal. Pinçamos o filme Peaceful Warrior (Poder além da vida), publicado no ano de 2006, sob a direção de Victor Salva, no apresenta Dan Millman, um talentoso ginasta adolescente, que, após sofrer uma grave lesão, busca orientação com o misterioso Sócrates. Juntos, eles exploram caminhos interiores, descobrindo que a verdadeira jornada está além do que os olhos veem e das medalhas conquistadas. Com este filme oportunizou-se o processo de inovação educacional que se deu dando atenção singular aos sujeitos envolvidos. Neste caso, tanto estudantes vinculados aos cursos de formação superior da UFPA/Campus Castanhal – Pará, em especial do Curso de Educação Física fomos capazes de apurar o desenvolvimento de técnicas de arquivo e organização de filmes temáticos sobre práticas corporais; proporcionamos o desenvolvimento e apropriação de técnicas para a apropriação e trabalho crítico com a relação aos filmes e documentários; o desenvolvimento de técnicas de produção de vídeos didáticos e profissionais em seus possíveis formatos (documentários, curtas etc.); a construção de um outro patamar de “consumo” de filmes, documentários, animações, curtas por profissionais, professores pesquisadores, estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; culminando com o entendimento para com o uso das tecnologias educacionais em geral. O olhar materialista histórico dialético, proporcionou construir nexos entre o componente curricular Ginastica e as possibilidades de estudo a cerca do homem, suas particularidades, criticas, politicas e humanidades no contexto educacional, de formação e conquistas pessoais tanto no mercado de trabalho quanto na construção de uma sociedade plena de contradições e prolixtudes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4294_TB508_29102025191146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA VIVI CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renatavivi6@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As relações entre o Cinema e as práticas corporais são históricas e profundamente presentes. Nelas, se apresentam um conjunto axiológico como pano de fundo, não obstante as relações entre os benefícios das práticas corporais em constante conflito com os seus malefícios. A educação, a formação em torno da força e da agilidade, o papel do Estado (inclusive nos conflitos da Guerra Fria, no século XX), do Capital e do mercado nas práticas esportivas, ou até mesmo o conjunto da história de determinada instituição fazem desta relação um par dialético constante. O Projeto Cinema Cabano assim objetivou levantar e catalogar filmes, documentários e curtas que tratem de temas voltados à práticas corporais (jogo/infância, esporte, lutas, ginástica, dança etc.), realizar sessões de cinema no Campus UFPA/Castanhal/Pará, para docentes, discentes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; realizou debates e reflexões em torno dos filmes apresentados nas sessões de cinema, contextualizando as produções e os momentos de exibição; contribuiu com a formação, entre jovens e idosos, pequenos produtores de documentários em torno das temáticas Cinema e Práticas Corporais; e ainda Orientar trabalhos acadêmicos (Trabalhos de Conclusão de Curso) sobre a temática Cinema e Práticas Corporais nos cursos de graduação/formação superior da UFPA/Campus Castanhal. Pinçamos o filme Peaceful Warrior (Poder além da vida), publicado no ano de 2006, sob a direção de Victor Salva, no apresenta Dan Millman, um talentoso ginasta adolescente, que, após sofrer uma grave lesão, busca orientação com o misterioso Sócrates. Juntos, eles exploram caminhos interiores, descobrindo que a verdadeira jornada está além do que os olhos veem e das medalhas conquistadas. Com este filme oportunizou-se o processo de inovação educacional que se deu dando atenção singular aos sujeitos envolvidos. Neste caso, tanto estudantes vinculados aos cursos de formação superior da UFPA/Campus Castanhal – Pará, em especial do Curso de Educação Física fomos capazes de apurar o desenvolvimento de técnicas de arquivo e organização de filmes temáticos sobre práticas corporais; proporcionamos o desenvolvimento e apropriação de técnicas para a apropriação e trabalho crítico com a relação aos filmes e documentários; o desenvolvimento de técnicas de produção de vídeos didáticos e profissionais em seus possíveis formatos (documentários, curtas etc.); a construção de um outro patamar de “consumo” de filmes, documentários, animações, curtas por profissionais, professores pesquisadores, estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e público em geral; culminando com o entendimento para com o uso das tecnologias educacionais em geral. O olhar materialista histórico dialético, proporcionou construir nexos entre o componente curricular Ginastica e as possibilidades de estudo a cerca do homem, suas particularidades, criticas, politicas e humanidades no contexto educacional, de formação e conquistas pessoais tanto no mercado de trabalho quanto na construção de uma sociedade plena de contradições e prolixtudes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.