Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PESQUISAS EM DIÁLOGOS A INTERCULTURALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INCLUSÃO DO SURDO, UMA LUTA DOS “DIREITOS HUMANOS” PARA INCLUSAO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, EM BARCARENA-PA, NO BRASIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo de desenvolvimento de estudo a discussão analisa a construção do poder como ferramenta é uma reflexão sobre de inclusão de alunos surdos, investiga a importância da prática pedagógica e formação das políticas de suas implantação nos processos das políticas linguísticas educacionais utilizadas pelos professores da “Educação Básica” (Rocha, 2024), os desafios da diversidade das culturais, representa, onde a educação especial da perspectiva crítica será de compreender a relevância da educação a interculturalidade do direito no continente latina américa (Candau, Russo, 2010, p.151) de língua de sinais em constante, e da promoção do ensino da inclusão do surdo nas escolas brasileiras da legislação de acessibilidade vigentes. Quanto conhecimento, em primeiro lugar, apresenta-se uma abordagem efetivo da ética com alunos com deficiência, e relato de experiência de memória da história da educação do surdo, apresentam que a língua de sinais/Libras como primeira língua ao contexto e discutir de educação escolar de pessoas surdas contemporâneos. Uma pesquisa que deu registro a este trabalho de ensino básico de Líbras classifica-se como sendo de campo com abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, o objetivo da inclusão dos surdos uma análise crítica sobre a situação atual do processo em Libras na educação inclusivo bilíngue de surdos, consistindo numa busca por respostas à necessidade de interação da inclusão educacional em âmbito escolar, entre surdos e ouvinte, em especial, para saber de que maneira inclusiva a escola e acolha o surdo e quais as expectativas desses sujeitos ao espaço durante o ensino de alunos surdos nas escolas o ensino regular, garantido à direito humano na implementação o processo de desenvolvimento de pessoas com surdez. O Brasil na linha a perspectiva o realizado em 2002, apresenta princípios estabelecidos a Lei nº 10.436, reconheceu-se a Libras como língua dos surdos de comunicação e expressão. (Brasil, 2002).

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