MINHAS FÉRIAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESCRITA E SOCIALIZAÇÃO EM UMA SALA MULTISSERIADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125003 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 3438 "titulo" => "MINHAS FÉRIAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESCRITA E SOCIALIZAÇÃO EM UMA SALA MULTISSERIADA" "resumo" => "O presente artigo visa dissertar sobre o estímulo às habilidades de leitura, escrita e motricidade dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental no município de Cumaru-PE, englobando situações vivenciadas nesse momento de início do ano letivo, período em que as crianças chegam recheadas de novidades para compartilhar em grande grupo. Trata-se de uma intervenção sobre produção textual com o tema “Minhas férias” no contexto, ainda existente, de uma turma multisseriada. Inicialmente os educandos compartilharam em uma roda de conversa sobre o momento de descanso e lazer proporcionado pelas férias escolares. Após, foram distribuídas para registro escrito e/ou imagético, folhas A4, lápis coloridos, canetinhas, massinhas de modelar e tinta guache, para estimular a ilustração de seus trabalhos de acordo com a sua criatividade e imaginação. Em seguida, houve a apresentação dos trabalhos produzidos, onde cada estudante fez a leitura em voz alta de seus textos, e aqueles que ainda não dominam o processo de leitura e escrita tiveram a oportunidade de se expressar verbalmente ou apresentando as suas produções através de ilustrações. As vozes foram gravadas mediante autorização prévia dos responsáveis para que pudesse ser feita a análise do discurso dos alunos de forma complementar às ilustrações. A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização, e é nesse processo que as crianças começam a explorar o universo das palavras, que serão instrumentos para suas futuras produções. O processo de escrita estimula o pensamento e a criatividade do estudante. Esse trabalho resultou em belíssimas produções textuais, e que mostraram a importância da intervenção do professor para esclarecer os ajustes necessários em relação à ortografia textual. Além disso, o discurso dos educandos trouxe aspectos complementares aos desenhos criados que enriqueceram a partilha e permitiu maior entrosamento entre os alunos das diferentes turmas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3438_TB518_30102025090040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Geane S Silva" "autor_email" => "geanesantossilva2012@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125003 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 3438 "titulo" => "MINHAS FÉRIAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESCRITA E SOCIALIZAÇÃO EM UMA SALA MULTISSERIADA" "resumo" => "O presente artigo visa dissertar sobre o estímulo às habilidades de leitura, escrita e motricidade dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental no município de Cumaru-PE, englobando situações vivenciadas nesse momento de início do ano letivo, período em que as crianças chegam recheadas de novidades para compartilhar em grande grupo. Trata-se de uma intervenção sobre produção textual com o tema “Minhas férias” no contexto, ainda existente, de uma turma multisseriada. Inicialmente os educandos compartilharam em uma roda de conversa sobre o momento de descanso e lazer proporcionado pelas férias escolares. Após, foram distribuídas para registro escrito e/ou imagético, folhas A4, lápis coloridos, canetinhas, massinhas de modelar e tinta guache, para estimular a ilustração de seus trabalhos de acordo com a sua criatividade e imaginação. Em seguida, houve a apresentação dos trabalhos produzidos, onde cada estudante fez a leitura em voz alta de seus textos, e aqueles que ainda não dominam o processo de leitura e escrita tiveram a oportunidade de se expressar verbalmente ou apresentando as suas produções através de ilustrações. As vozes foram gravadas mediante autorização prévia dos responsáveis para que pudesse ser feita a análise do discurso dos alunos de forma complementar às ilustrações. A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização, e é nesse processo que as crianças começam a explorar o universo das palavras, que serão instrumentos para suas futuras produções. O processo de escrita estimula o pensamento e a criatividade do estudante. Esse trabalho resultou em belíssimas produções textuais, e que mostraram a importância da intervenção do professor para esclarecer os ajustes necessários em relação à ortografia textual. Além disso, o discurso dos educandos trouxe aspectos complementares aos desenhos criados que enriqueceram a partilha e permitiu maior entrosamento entre os alunos das diferentes turmas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3438_TB518_30102025090040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEANE DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "Geane S Silva" "autor_email" => "geanesantossilva2012@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }