Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINHAS FÉRIAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESCRITA E SOCIALIZAÇÃO EM UMA SALA MULTISSERIADA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125003
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 3438
    "titulo" => "MINHAS FÉRIAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESCRITA E SOCIALIZAÇÃO EM UMA SALA MULTISSERIADA"
    "resumo" => "O presente artigo visa dissertar sobre o estímulo às habilidades de leitura, escrita e motricidade dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental no município de Cumaru-PE, englobando situações vivenciadas nesse momento de início do ano letivo, período em que as crianças chegam recheadas de novidades para compartilhar em grande grupo. Trata-se de uma intervenção sobre produção textual com o tema “Minhas férias” no contexto, ainda existente, de uma turma multisseriada. Inicialmente os educandos compartilharam em uma roda de conversa sobre o momento de descanso e lazer proporcionado pelas férias escolares. Após, foram distribuídas para registro escrito e/ou imagético, folhas A4, lápis coloridos, canetinhas, massinhas de modelar e tinta guache, para estimular a ilustração de seus trabalhos de acordo com a sua criatividade e imaginação. Em seguida, houve a apresentação dos trabalhos produzidos, onde cada estudante fez a leitura em voz alta de seus textos, e aqueles que ainda não dominam o processo de leitura e escrita tiveram a oportunidade de se expressar verbalmente ou apresentando as suas produções através de ilustrações. As vozes foram gravadas mediante autorização prévia dos responsáveis para que pudesse ser feita a análise do discurso dos alunos de forma complementar às ilustrações. A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização, e é nesse processo que as crianças começam a explorar o universo das palavras, que serão instrumentos para suas futuras produções. O processo de escrita estimula o pensamento e a criatividade do estudante. Esse trabalho resultou em belíssimas produções textuais, e que mostraram a importância da intervenção do professor para esclarecer os ajustes necessários em relação à ortografia textual. Além disso, o discurso dos educandos trouxe aspectos complementares aos desenhos criados que enriqueceram a partilha e permitiu maior entrosamento entre os alunos das diferentes turmas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3438_TB518_30102025090040.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Geane S Silva"
    "autor_email" => "geanesantossilva2012@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125003
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 518
    "inscrito_id" => 3438
    "titulo" => "MINHAS FÉRIAS: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA DE ESCRITA E SOCIALIZAÇÃO EM UMA SALA MULTISSERIADA"
    "resumo" => "O presente artigo visa dissertar sobre o estímulo às habilidades de leitura, escrita e motricidade dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental no município de Cumaru-PE, englobando situações vivenciadas nesse momento de início do ano letivo, período em que as crianças chegam recheadas de novidades para compartilhar em grande grupo. Trata-se de uma intervenção sobre produção textual com o tema “Minhas férias” no contexto, ainda existente, de uma turma multisseriada. Inicialmente os educandos compartilharam em uma roda de conversa sobre o momento de descanso e lazer proporcionado pelas férias escolares. Após, foram distribuídas para registro escrito e/ou imagético, folhas A4, lápis coloridos, canetinhas, massinhas de modelar e tinta guache, para estimular a ilustração de seus trabalhos de acordo com a sua criatividade e imaginação. Em seguida, houve a apresentação dos trabalhos produzidos, onde cada estudante fez a leitura em voz alta de seus textos, e aqueles que ainda não dominam o processo de leitura e escrita tiveram a oportunidade de se expressar verbalmente ou apresentando as suas produções através de ilustrações. As vozes foram gravadas mediante autorização prévia dos responsáveis para que pudesse ser feita a análise do discurso dos alunos de forma complementar às ilustrações. A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização, e é nesse processo que as crianças começam a explorar o universo das palavras, que serão instrumentos para suas futuras produções. O processo de escrita estimula o pensamento e a criatividade do estudante. Esse trabalho resultou em belíssimas produções textuais, e que mostraram a importância da intervenção do professor para esclarecer os ajustes necessários em relação à ortografia textual. Além disso, o discurso dos educandos trouxe aspectos complementares aos desenhos criados que enriqueceram a partilha e permitiu maior entrosamento entre os alunos das diferentes turmas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3438_TB518_30102025090040.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEANE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Geane S Silva"
    "autor_email" => "geanesantossilva2012@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo visa dissertar sobre o estímulo às habilidades de leitura, escrita e motricidade dos educandos das séries iniciais do ensino fundamental no município de Cumaru-PE, englobando situações vivenciadas nesse momento de início do ano letivo, período em que as crianças chegam recheadas de novidades para compartilhar em grande grupo. Trata-se de uma intervenção sobre produção textual com o tema “Minhas férias” no contexto, ainda existente, de uma turma multisseriada. Inicialmente os educandos compartilharam em uma roda de conversa sobre o momento de descanso e lazer proporcionado pelas férias escolares. Após, foram distribuídas para registro escrito e/ou imagético, folhas A4, lápis coloridos, canetinhas, massinhas de modelar e tinta guache, para estimular a ilustração de seus trabalhos de acordo com a sua criatividade e imaginação. Em seguida, houve a apresentação dos trabalhos produzidos, onde cada estudante fez a leitura em voz alta de seus textos, e aqueles que ainda não dominam o processo de leitura e escrita tiveram a oportunidade de se expressar verbalmente ou apresentando as suas produções através de ilustrações. As vozes foram gravadas mediante autorização prévia dos responsáveis para que pudesse ser feita a análise do discurso dos alunos de forma complementar às ilustrações. A leitura e a escrita desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização, e é nesse processo que as crianças começam a explorar o universo das palavras, que serão instrumentos para suas futuras produções. O processo de escrita estimula o pensamento e a criatividade do estudante. Esse trabalho resultou em belíssimas produções textuais, e que mostraram a importância da intervenção do professor para esclarecer os ajustes necessários em relação à ortografia textual. Além disso, o discurso dos educandos trouxe aspectos complementares aos desenhos criados que enriqueceram a partilha e permitiu maior entrosamento entre os alunos das diferentes turmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.