Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES DIANTE DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125007
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 6408
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES DIANTE DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIAS."
    "resumo" => "Introdução: Cada pessoa é única e singular, o que nos faz lidar com o potencial e talento das pessoas com deficiência e em uma sociedade inclusiva as diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos, porém a inclusão exige uma modificação de nós mesmos para aceitação e compreensão das pessoas que possuem algo diferente daquilo que socialmente considera-se como padrão. Sendo assim, atividades inclusivas podem ser consideradas como um processo social, demonstrando que é possível a construção de uma educação integral e igualitária, trabalhando-se com as diversidades, portanto o aprimoramento profissional de professores, constitui-se uma ferramenta em prol de uma sociedade sem espaço para preconceitos, discriminações ou barreiras sociais, logo incluir nas aulas não é simplesmente adaptar o conteúdo, mas é adotar uma perspectiva educacional que valorize a diversidade e seja comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva. Objetivo: Descrever as percepções dos educadores, da instituição Fundação Gol de Letra (FGL), diante das barreiras para a inclusão de pessoas com deficiência em suas aulas. Método: O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, e para a sua realização será encaminhado a todos os educadores da instituição, de forma on-line via e-mail, uma pesquisa semiestruturada, no formato de questionário com questões fechadas. A amostra será composta pelos educadores da instituição. O questionário terá a intenção de avaliar quais as percepções que os educadores apresentam diante da inclusão de educandos com deficiência e qual o tipo de apoio recebem para a otimização de seu trabalho junto a essa população, em especial. Os educadores responderão o questionário de forma individual, sem a interferência do pesquisador. Este questionário tem como previsão a sua aplicação em fevereiro de 2024, com o prazo de 15 dias para a devolução do mesmo respondido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6408_TB523_25102025114832.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafael.menezes@goldeletra.org.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125007
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 6408
    "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE EDUCADORES DIANTE DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIAS."
    "resumo" => "Introdução: Cada pessoa é única e singular, o que nos faz lidar com o potencial e talento das pessoas com deficiência e em uma sociedade inclusiva as diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos, porém a inclusão exige uma modificação de nós mesmos para aceitação e compreensão das pessoas que possuem algo diferente daquilo que socialmente considera-se como padrão. Sendo assim, atividades inclusivas podem ser consideradas como um processo social, demonstrando que é possível a construção de uma educação integral e igualitária, trabalhando-se com as diversidades, portanto o aprimoramento profissional de professores, constitui-se uma ferramenta em prol de uma sociedade sem espaço para preconceitos, discriminações ou barreiras sociais, logo incluir nas aulas não é simplesmente adaptar o conteúdo, mas é adotar uma perspectiva educacional que valorize a diversidade e seja comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva. Objetivo: Descrever as percepções dos educadores, da instituição Fundação Gol de Letra (FGL), diante das barreiras para a inclusão de pessoas com deficiência em suas aulas. Método: O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, e para a sua realização será encaminhado a todos os educadores da instituição, de forma on-line via e-mail, uma pesquisa semiestruturada, no formato de questionário com questões fechadas. A amostra será composta pelos educadores da instituição. O questionário terá a intenção de avaliar quais as percepções que os educadores apresentam diante da inclusão de educandos com deficiência e qual o tipo de apoio recebem para a otimização de seu trabalho junto a essa população, em especial. Os educadores responderão o questionário de forma individual, sem a interferência do pesquisador. Este questionário tem como previsão a sua aplicação em fevereiro de 2024, com o prazo de 15 dias para a devolução do mesmo respondido."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6408_TB523_25102025114832.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "rafael.menezes@goldeletra.org.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Introdução: Cada pessoa é única e singular, o que nos faz lidar com o potencial e talento das pessoas com deficiência e em uma sociedade inclusiva as diferenças sociais, culturais e individuais são utilizadas para enriquecer as interações e a aprendizagem entre os seres humanos, porém a inclusão exige uma modificação de nós mesmos para aceitação e compreensão das pessoas que possuem algo diferente daquilo que socialmente considera-se como padrão. Sendo assim, atividades inclusivas podem ser consideradas como um processo social, demonstrando que é possível a construção de uma educação integral e igualitária, trabalhando-se com as diversidades, portanto o aprimoramento profissional de professores, constitui-se uma ferramenta em prol de uma sociedade sem espaço para preconceitos, discriminações ou barreiras sociais, logo incluir nas aulas não é simplesmente adaptar o conteúdo, mas é adotar uma perspectiva educacional que valorize a diversidade e seja comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva. Objetivo: Descrever as percepções dos educadores, da instituição Fundação Gol de Letra (FGL), diante das barreiras para a inclusão de pessoas com deficiência em suas aulas. Método: O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, e para a sua realização será encaminhado a todos os educadores da instituição, de forma on-line via e-mail, uma pesquisa semiestruturada, no formato de questionário com questões fechadas. A amostra será composta pelos educadores da instituição. O questionário terá a intenção de avaliar quais as percepções que os educadores apresentam diante da inclusão de educandos com deficiência e qual o tipo de apoio recebem para a otimização de seu trabalho junto a essa população, em especial. Os educadores responderão o questionário de forma individual, sem a interferência do pesquisador. Este questionário tem como previsão a sua aplicação em fevereiro de 2024, com o prazo de 15 dias para a devolução do mesmo respondido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.