O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE LARANJEIRAS DO SUL, PR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125008 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE LARANJEIRAS DO SUL, PR." "resumo" => "A incorporação da tecnologia digital na educação básica está transformando as dinâmicas pedagógicas, e este trabalho propõe investigar o uso dessas ferramentas na rede municipal de Laranjeiras do Sul, Paraná. Focado em uma revisão bibliográfica, o estudo analisa as condições e desafios dessa integração, buscando compreender seu impacto na qualidade da educação. Entre os fatores analisados estão a infraestrutura tecnológica, a formação dos professores e a adequação das tecnologias ao currículo. O contexto educacional de Laranjeiras do Sul, assim como o de muitas outras regiões, está progressivamente se envolvendo na adoção de tecnologias digitais. O estudo pretende identificar os benefícios da tecnologia, como o aumento do engajamento e a personalização do ensino, mas também aponta obstáculos, como a carência de recursos e resistência à adoção de novas ferramentas. O objetivo deste trabalho será realizar uma análise crítica da literatura existente sobre o uso da tecnologia na educação básica. A metodologia usada será a revisão sistemática da literatura, englobando fontes científicas e acadêmicas. Espera-se que os resultados ajudem a mapear condições para a implementação eficaz da tecnologia, oferecendo recomendações para melhorar a prática pedagógica e apoiar políticas públicas que garantam uma integração tecnológica sustentável na educação básica. Esses desafios podem impactar diretamente a eficácia da integração tecnológica nas escolas e devem ser abordados de forma estratégica para garantir uma implementação bem sucedida. O estudo contribuirá para a melhoria da qualidade da educação em Laranjeiras do Sul e em contextos semelhantes, avançando na compreensão do impacto das tecnologias educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID72_TB524_17102025102157.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELI CRISTIANI SCHROEDER CASTILHO" "autor_nome_curto" => "GRACIELI" "autor_email" => "gracielicristiani@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125008 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE LARANJEIRAS DO SUL, PR." "resumo" => "A incorporação da tecnologia digital na educação básica está transformando as dinâmicas pedagógicas, e este trabalho propõe investigar o uso dessas ferramentas na rede municipal de Laranjeiras do Sul, Paraná. Focado em uma revisão bibliográfica, o estudo analisa as condições e desafios dessa integração, buscando compreender seu impacto na qualidade da educação. Entre os fatores analisados estão a infraestrutura tecnológica, a formação dos professores e a adequação das tecnologias ao currículo. O contexto educacional de Laranjeiras do Sul, assim como o de muitas outras regiões, está progressivamente se envolvendo na adoção de tecnologias digitais. O estudo pretende identificar os benefícios da tecnologia, como o aumento do engajamento e a personalização do ensino, mas também aponta obstáculos, como a carência de recursos e resistência à adoção de novas ferramentas. O objetivo deste trabalho será realizar uma análise crítica da literatura existente sobre o uso da tecnologia na educação básica. A metodologia usada será a revisão sistemática da literatura, englobando fontes científicas e acadêmicas. Espera-se que os resultados ajudem a mapear condições para a implementação eficaz da tecnologia, oferecendo recomendações para melhorar a prática pedagógica e apoiar políticas públicas que garantam uma integração tecnológica sustentável na educação básica. Esses desafios podem impactar diretamente a eficácia da integração tecnológica nas escolas e devem ser abordados de forma estratégica para garantir uma implementação bem sucedida. O estudo contribuirá para a melhoria da qualidade da educação em Laranjeiras do Sul e em contextos semelhantes, avançando na compreensão do impacto das tecnologias educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID72_TB524_17102025102157.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIELI CRISTIANI SCHROEDER CASTILHO" "autor_nome_curto" => "GRACIELI" "autor_email" => "gracielicristiani@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }