Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE ESPONJAS REAIS NO ENSINO DO FILO PORÍFERA COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125012
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 4763
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE ESPONJAS REAIS NO ENSINO DO FILO PORÍFERA COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo detalha a experiência didática da aplicação de uma aula prática sobre o filo Porifera, abordado na unidade temática "Vida e Evolução" e alinhado à habilidade EF08CI07 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade, realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, teve como objetivo proporcionar um aprendizado significativo sobre as esponjas marinhas, utilizando exemplares reais e fósseis como ferramentas didáticas para ilustrar suas características. A aula começou com uma exposição teórica concisa sobre os poríferos, abordando estrutura corporal, alimentação por filtração, reprodução e importância ecológica nos oceanos. Em seguida, os alunos manusearam esponjas verdadeiras, vivenciando na prática sua textura, porosidade e capacidade de absorção de água. Essa experiência sensorial permitiu conectar as características observadas às adaptações do filo ao ambiente aquático e seu papel essencial nos ecossistemas marinhos. Durante a atividade, o entusiasmo e a participação ativa dos alunos foram evidentes. Eles formularam perguntas, trocaram ideias e compartilharam observações, demonstrando interesse pelo tema. A manipulação das esponjas, reais e fossilizadas, despertou curiosidade e incentivou a investigação, promovendo um aprendizado dinâmico. A experiência estimulou o pensamento crítico, a relação entre teoria e prática e a compreensão da interação entre os seres vivos e o meio ambiente. A aula favoreceu um aprendizado colaborativo, onde a troca de conhecimentos entre professor, alunos e ambiente explorado fortaleceu os processos de ensino de forma significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4763_TB530_22102025145403.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA PAIXÃO VICENTINI"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA"
    "autor_email" => "duarda.paixao10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125012
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 530
    "inscrito_id" => 4763
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE ESPONJAS REAIS NO ENSINO DO FILO PORÍFERA COM UMA TURMA DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo detalha a experiência didática da aplicação de uma aula prática sobre o filo Porifera, abordado na unidade temática "Vida e Evolução" e alinhado à habilidade EF08CI07 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade, realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, teve como objetivo proporcionar um aprendizado significativo sobre as esponjas marinhas, utilizando exemplares reais e fósseis como ferramentas didáticas para ilustrar suas características. A aula começou com uma exposição teórica concisa sobre os poríferos, abordando estrutura corporal, alimentação por filtração, reprodução e importância ecológica nos oceanos. Em seguida, os alunos manusearam esponjas verdadeiras, vivenciando na prática sua textura, porosidade e capacidade de absorção de água. Essa experiência sensorial permitiu conectar as características observadas às adaptações do filo ao ambiente aquático e seu papel essencial nos ecossistemas marinhos. Durante a atividade, o entusiasmo e a participação ativa dos alunos foram evidentes. Eles formularam perguntas, trocaram ideias e compartilharam observações, demonstrando interesse pelo tema. A manipulação das esponjas, reais e fossilizadas, despertou curiosidade e incentivou a investigação, promovendo um aprendizado dinâmico. A experiência estimulou o pensamento crítico, a relação entre teoria e prática e a compreensão da interação entre os seres vivos e o meio ambiente. A aula favoreceu um aprendizado colaborativo, onde a troca de conhecimentos entre professor, alunos e ambiente explorado fortaleceu os processos de ensino de forma significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4763_TB530_22102025145403.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDA PAIXÃO VICENTINI"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA"
    "autor_email" => "duarda.paixao10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo detalha a experiência didática da aplicação de uma aula prática sobre o filo Porifera, abordado na unidade temática "Vida e Evolução" e alinhado à habilidade EF08CI07 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A atividade, realizada com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, teve como objetivo proporcionar um aprendizado significativo sobre as esponjas marinhas, utilizando exemplares reais e fósseis como ferramentas didáticas para ilustrar suas características. A aula começou com uma exposição teórica concisa sobre os poríferos, abordando estrutura corporal, alimentação por filtração, reprodução e importância ecológica nos oceanos. Em seguida, os alunos manusearam esponjas verdadeiras, vivenciando na prática sua textura, porosidade e capacidade de absorção de água. Essa experiência sensorial permitiu conectar as características observadas às adaptações do filo ao ambiente aquático e seu papel essencial nos ecossistemas marinhos. Durante a atividade, o entusiasmo e a participação ativa dos alunos foram evidentes. Eles formularam perguntas, trocaram ideias e compartilharam observações, demonstrando interesse pelo tema. A manipulação das esponjas, reais e fossilizadas, despertou curiosidade e incentivou a investigação, promovendo um aprendizado dinâmico. A experiência estimulou o pensamento crítico, a relação entre teoria e prática e a compreensão da interação entre os seres vivos e o meio ambiente. A aula favoreceu um aprendizado colaborativo, onde a troca de conhecimentos entre professor, alunos e ambiente explorado fortaleceu os processos de ensino de forma significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.