Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A HANSENÍASE NO ENSINO DE BIOLOGIA E AS PERSPECTIVAS DOCENTES: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A hanseníase é uma das doenças mais antigas registradas na história da humanidade, e permanece como um desafio de saúde pública no Brasil e no mundo. Apesar dos avanços na prevenção e no tratamento, a sua abordagem no contexto educacional ainda é limitada, o que dificulta a formação crítica dos estudantes sobre os aspectos biológicos e sociais da doença. Abordar a hanseníase oferece uma oportunidade para promover a reflexão, combater os preconceitos. Assim, este artigo buscou analisar as perspectivas docentes sobre a abordagem da hanseníase no ensino de Biologia. As estratégias de busca utilizadas incluíram termos relacionados à hanseníase, ao ensino e às perspectivas docentes, nas bases de dados CINAHL, Web Of Science, Psychology and Behavioral Sciences Collection, Scopus e PubMed. Incluíram-se artigos originais, publicados entre janeiro de 2021 e janeiro de 2025, em português, inglês e espanhol; e excluíram-se os artigos duplicados, estudos fora do contexto educacional ou que não tratassem das perspectivas docentes. Dos 87 artigos identificados, 15 foram excluídos por duplicidade e 62 por não atenderem aos critérios de elegibilidade, resultando em 10 estudos para revisão. Os resultados mostraram que a hanseníase é abordada de forma limitada e superficial no ensino de Biologia e existem dificuldades, ao se tratar sobre o tema, devido à falta de formação específica e à ausência de materiais pedagógicos adequados. Evidenciou-se ainda que aspectos sociais e históricos da doença, como o estigma e a exclusão, são pouco explorados, apesar de sua relevância para a formação crítica dos alunos. No entanto, quando o tema é abordado, promove discussões interdisciplinares que conectam Biologia, Saúde Pública e questões sociais, estimulando reflexões mais amplas. Conclui-se que a inclusão mais efetiva da hanseníase no currículo escolar é fundamental para a conscientização e o combate ao preconceito.

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