Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO MARGINALIZADO E OS SUPOSTOS ONTOLOGICOS NA OBRA DE GILLES BROUGÈRE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo faz parte das ações de pesquisa do Grupo de Pesquisa Geminate – FEF -Campus de Castanhal -UFPA, se constitui em revisão crítica das obras centrais de Gilles Brougère – em particular BROUGÈRE, G. Jogo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas; 1988 e BROUGÈRE, G.Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 1995 –na perspectiva dos supostos ontológicos que as sustentam – a partir da apropriação da lógica teórica e metodológica que estrutura o pensador, e do conjunto dos seus pressupostos filosóficos. A metodologia do estudo acenta no contínuo levantamento e estudo dos marcos conceituais e orientadores, sobretudo de matrizes filosóficas clássicas (Hegel e Marx/Engels), da categoriaontologia; tais como: a Catalogação e síntese das obras centrais levantamento e catalogação das obras de Gilles Brougère (em especial as que tratam sobre o jogo, a brincadeira, o brinquedo e o lúdico); o estudo sobre o desenvolvimento do método em Marx (o domínio do materialismo histórico dialético); as leituras e marcações de categoria das obras escolhidas de Gilles Brougère, a construção de textos sínteses das análises realizadas e suas necessárias publicizações/publicações. Assim se deu o pinçamento do Jogo marginalizado em algum momento das reflexões do autor estudado, se localiza à margem dos processos educativos de excelencia, isto é, se tornando legitimo apenas quando se instrumentaliza ao fazer pedagogico, para a Educação física contemporâneo o jogo esta no patamar de componente curricular, conteudo ou como se quizer chamar para que seja vienciado na escola ou espaços de ensino, como a experiencia de vida de constituição humana. Ao perguntarmos o que é o jogo para o autor, ele alerta que deve-se localiza-lo no tempo da efemeridade, do volatio, e caso este, o jogo, estiver no encontro da vida cotidiana este se marginaliza tal qual marginaliza o sujeito que joga. Nos encontramos como pesquisadores na marcha do entender o jogo marginal contextualizando na dinâmica do pensamento do materialismo-histórico-dialetico.

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