Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR UMA EDUCAÇÃO AFROCENTRADA NAS ESCOLAS MARANHENSES: UM PROJETO A PARTIR DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Pensando sob o olhar das Diretrizes e Bases da Educac?a?o Nacional (LDB), partindo da Lei 10.639/03, que torna essencial o ensino de histo?ria e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil, desde o ensino fundamental ate? o ensino me?dio, algumas escolas no Maranha?o ja? esta?o comec?ando a pensar em projetos e Nu?cleos de pesquisa que visam integrar os estudos e?tnico raciais no curri?culo escolar para ale?m das datas comemorativas, como o 13 de maio (dia da Abolic?a?o da escravida?o) e 20 de novembro (dia da Conscie?ncia Negra, que agora esta? mais reconhecida e amparada pela lei 14.759/2023). Com base nisso, nesse trabalho falaremos sobre a criac?a?o dos “Nu?cleos Internos de Educac?a?o Antirracista e em Direitos Humanos” (NEADH), que e? um projeto do governo do Estado do Maranha?o, por meio do Instituto Estadual de Educac?a?o, Cie?ncia e Tecnologia do Maranha?o (IEMA) - autarquia vinculada a? Secretaria de Estado da Educac?a?o (SEDUC) e comec?ou a ser pensado em 2024 e a ser implementado em 2025. O NEADH visa ensinar a história dos povos afro-brasileiros e valorizar a cultura étnico-racial, promovendo uma educação antirracista e crítica (Gomes, 2017). Com essa visa?o, podemos inferir que o Nu?cleo de estudo e?tnico-racial e? indispensa?vel, dado que tal promove a igualdade racial e inclusa?o, por meio de eventos, palestras, atividades culturais e materiais dida?ticos. Assim, a metodologia a ser utilizada nesse trabalho se dara? atrave?s da ana?lise do edital desse novo projeto escolar, ale?m de entrevistas com o/a coordenador (a) responsa?vel pelo Nu?cleo no IEMA da cidade de Santa Luzia do Parua? e observação participante no curso de formac?a?o em estudos sobre Direitos Humanos e Cultura Afro, que e? oferecido para os professores responsa?veis pela coordenac?a?o desse Nu?cleo. Esse trabalho tem como objetivo geral: explicar como o IEMA pretende implementar estudos acerca dos Direitos Humanos e das Relac?o?es E?tnico Raciais no Ensino Me?dio, principalmente atrave?s da formac?a?o de educadores sobre a cultura africana e afro – brasileira, de forma que com tal conhecimento adquirido esses professores possam contribuir para a formac?a?o afrocentrada no ambiente escolar.

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