MENTALIDADES MATEMÁTICAS: TRANSFORMANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125022 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 554 "inscrito_id" => 6033 "titulo" => "MENTALIDADES MATEMÁTICAS: TRANSFORMANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o impacto das mentalidades matemáticas no ensino e aprendizagem da matemática, com foco na influência da mentalidade de crescimento no desempenho dos alunos. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições da abordagem de Mentalidades Matemáticas, desenvolvida por Jo Boaler e difundida pelo portal Mentalidades Matemáticas Brasil, que enfatiza a importância da crença no desenvolvimento contínuo das habilidades matemáticas. Muitos estudantes adotam uma mentalidade fixa, acreditando que suas capacidades matemáticas são inatas e imutáveis, o que pode gerar bloqueios e dificuldades no aprendizado. Nesse contexto, compreender como fomentar uma mudança para a mentalidade de crescimento é essencial para tornar o ensino mais eficaz e motivador. Para isso, o estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de estratégias aplicadas em sala de aula. Os resultados indicam que metodologias que valorizam o erro como parte do processo de aprendizagem, o uso de linguagem encorajadora e a implementação de atividades desafiadoras favorecem o desenvolvimento de uma mentalidade matemática mais flexível e resiliente. Além disso, professores que incorporam práticas baseadas na mentalidade de crescimento observam maior participação dos alunos e melhora no desempenho acadêmico. Assim, ao transformar a forma como a matemática é ensinada e percebida, é possível fortalecer a confiança dos estudantes e promover um aprendizado mais autônomo e eficaz. O estudo reforça, portanto, a importância de estratégias pedagógicas que incentivem a persistência, a valorização do esforço e a construção de uma relação positiva com a matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6033_TB554_24102025170732.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DOS ANJOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana20042004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125022 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 554 "inscrito_id" => 6033 "titulo" => "MENTALIDADES MATEMÁTICAS: TRANSFORMANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o impacto das mentalidades matemáticas no ensino e aprendizagem da matemática, com foco na influência da mentalidade de crescimento no desempenho dos alunos. A pesquisa fundamenta-se nas contribuições da abordagem de Mentalidades Matemáticas, desenvolvida por Jo Boaler e difundida pelo portal Mentalidades Matemáticas Brasil, que enfatiza a importância da crença no desenvolvimento contínuo das habilidades matemáticas. Muitos estudantes adotam uma mentalidade fixa, acreditando que suas capacidades matemáticas são inatas e imutáveis, o que pode gerar bloqueios e dificuldades no aprendizado. Nesse contexto, compreender como fomentar uma mudança para a mentalidade de crescimento é essencial para tornar o ensino mais eficaz e motivador. Para isso, o estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de estratégias aplicadas em sala de aula. Os resultados indicam que metodologias que valorizam o erro como parte do processo de aprendizagem, o uso de linguagem encorajadora e a implementação de atividades desafiadoras favorecem o desenvolvimento de uma mentalidade matemática mais flexível e resiliente. Além disso, professores que incorporam práticas baseadas na mentalidade de crescimento observam maior participação dos alunos e melhora no desempenho acadêmico. Assim, ao transformar a forma como a matemática é ensinada e percebida, é possível fortalecer a confiança dos estudantes e promover um aprendizado mais autônomo e eficaz. O estudo reforça, portanto, a importância de estratégias pedagógicas que incentivem a persistência, a valorização do esforço e a construção de uma relação positiva com a matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6033_TB554_24102025170732.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DOS ANJOS RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "mariana20042004@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }